A exposição “Vkhutemas: O Futuro em construção 1918-1930” com curadoria de Neide Jallageas e Celso Lima abre suas portas no Sesc Rio Preto, onde fica até 21 de julho de 2019. A anti-mostra recria cerca de 300 projetos de 75 artistas e tem como proposta abordar a pedagogia da escola soviética de arte, design e arquitetura como uma possibilidade de futuro. Acrônimo de Ateliês Superiores Técnico-Artisticos Estatais, o Vkhutemas abriu em 1928 logo após a revolução soviética, e foi fechado em 1930 por Stálin.
A mostra tem assinando o projeto expográfico Ricardo Amado e na identidade visual o coletivo Goma Oficina, que também foi responsável pela recriação das seis maquetes presentes na exposição: o Instituto Lênin de Ivan Leonídov, a Sonata para o Sono de Konstantín Miélnikov, a Composição n.12 de Aleksandr Ródchenko, os Arkhitektons Gotha e Alpha de Kazimír Maliévitch, os Imitabichos de Varvara Stepanova e Alexandr Ródchenko e o Monumento à III Internacional de Vladimir Tátlin, também conhecido como Torre Tátlin, construída ineditamente no Brasil.
O processo de pesquisa e desenvolvimento das maquetes foi realizado através de residência na Funarte São Paulo, aberta ao público e com visitas guiadas ao longo do processo. O coletivo também realizou no espaço uma mostra de cinema junto com a diretora Aline Belfort entitulada “Kinoglaz” onde exibiram filmes da época como “A Greve” de Serguei Eiseinstein e “Um homem com a câmera na mão” de Dziga Vertov.
Confira abaixo o vídeo resultado do processo de residência:
Arkhitektons, Gotha e Alpha de Kazimír Maliévitch
Composição n.12 de Aleksandr Ródchenko
Instituto Lênin de Ivan Leonídov
Imitabichos de Varvara Stepanova e Alexander Ródchenko
Monumento à III Internacional de Vladimir Tátlin
Sonata para o Sono de Konstantín Miélnikov
Ficha Técnica
- Goma Oficina: Guilherme Tanaka, Vitor Pena, Joyce Nakano, Didi Domingues, Victor Isawa, André Vitiello, Léa Devaux, Maria Cau Levy, Ana David, André Stefanini, Christian Salmeron, Victoria Braga
- Imagens: Aline Belfort, Lauro Rocha, Fernando Banzi
- Edição: Aline Belfort, Maria Cau Levy
- Trilha Sonora: Cerbero, Música de Selvagem