Este artigo foi originalmente publicado na Strelka Magazine.
O cinema de verão Garage Screen deste ano foi divulgado. A estrutura, localizada em frente ao Museu de Arte Contemporânea Garage em Moscou, é o resultado de um concurso de arquitetura organizado pelo museu em parceria com a Strelka KB.
Assemelhando-se a uma pirâmide com o topo plano, o cinema temporário projetado pelo escritório SYNDICATE convida os espectadores a prestigiarem produções cinematográficas em meio ao Gorky Park. Embora a estrutura não tenha paredes, as cortinas de veludo vermelho criam um espaço aconchegante para que os espectadores e percam nas narrativas fílmicas.
Cinéfilos são convidados a ocupar a efêmera sala de projeções, ao passo que os visitantes do parque mais movimentado de Moscou podem admirar as atraentes fachadas do projeto, feitas do mesmo filme dicroico usado em capas protetoras de celular. O resultado é uma aparência holográfica que serve de palco para um interessante jogo de luzes, como se pode ver nas fotografias de Iwan Baan.
“O cinema é aberto e translúcido; ele interage com a edificação do Garage Museum, com a Arts Square e as pessoas que vêm para cá - assim, tentamos interpretar a ideia de inclusão em um sentido mais amplo”, disse Viktor Stolbovoy, co-fundador do SYNDICATE.
O SYNDICATE concorreu com mais de 130 equipes de dezenas de cidades na Rússia e superou cinco propostas finalistas para construir i cinema pop-up deste ano. Este projeto vem na sequência do cinema proposto pelo escritório GRACE no ano passado, que contava com uma superfície espelhada que refletia a arquitetura do museu.
O cinema deste ano permanecerá aberto até setembro e receberá premières e programas especiais relacionados a festivais de produções russas.
O pavilhão se localiza em frente ao edifício principal do Museu da Garagem, projetado por Rem Koolhaas e concluído em 2015.