Daniel Libeskind trabalhou em pareceria com o fotógrafo Caryl Englander e o curador Henri Lustiger Thaler, do Amud Aish Memorial Museum, para projetar uma instalação temporária no Museu de Auschwitz-Birkenau. Through the Lens of Faith será inaugurada em 1 de julho de 2019, marcando o 75º aniversário da libertação do campo de extermínio em 1945.
A exposição consiste em 21 retratos em cores feitos por Caryl Englander de judeus, poloneses e ciganos sobreviventes do campo, registrados ao longo de três anos. Englander buscou um registro íntimo, com muitos olhares diretos para a lente e braços à mostra para exibir os infames números e símbolos usados para marcar os prisioneiros.
Painéis verticais de aço de três metros de altura estão alinhados em ambos os lados de um caminho que se ramifica e leva ao Memorial e Museu de Auschwitz. O padrão repetitivo dos painéis faz lembrar as listras dos uniformes dos prisioneiros, ao passo que as superfícies espelhadas refletem a paisagem e evocam certa liberdade física e espiritual. Os visitantes encontram os retratos ao entrar na exposição, cada um deles enquadrado e revestido com vidro preto gravado com as palavras do relato da pessoa sobre o acampamento.
Não podemos entender os milhões que foram assassinados no Holocausto, mas podemos entender a história de uma pessoa. Esta exposição coloca as histórias dos sobreviventes em foco e tece seus relatos íntimos com o contexto do campo e da vida contemporânea.
- Daniel Libeskind
A exposição permanecerá aberta de 1 de julho de 2019 a 31 de outubro de 2020.