O escritório parisiense de arquitetura, Jakob + MacFarlane, foi escolhido como o grande vencedor do concurso internacional "Reinventing Cities" para a cidade de Paris, organizado e promovido pela C40 - uma rede global de 40 mega cidades comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade urbana. Concebido pela dupla francesa, o projeto vencedor é uma estrutura expositiva retrátil construída em madeira e vidro, a qual será implantada na cidade de Saint-Denis, na região metropolitana de Paris. Apelidado de Odyssée Pleyel, o centro de exposições foi concebido para ser um símbolo da busca pelo desenvolvimento sustentável na cidade de Paris, da arquitetura "carbono zero" e da transição para um novo modelo global baseado em energias renováveis.
Desenvolvido em parceria com a EDF (empresa líder em produção de energias renováveis na Europa), o projeto vencedor do concurso "Reinventing Cities" é um símbolo da arquitetura que vem sendo chamada de "zero carbono". A proposta apresentada pelos arquitetos da Jakob + MacFarlane é uma reforma de um antigo pavilhão no distrito de Pleyel, em Saint-Denis, justamente ao lado do terreno onde será construída a vila olímpica para as Olimpíadas de Paris de 2024. Odyssée Pleyel é uma estrutura flexível, uma espécie de edifício modelo que poderá ser adaptado de acordo com diferentes necessidades. A estrutura leve do projeto de ampliação do galpão será construída em peças moduladas e pré-fabricada em madeira. Painéis fotovoltáicos serão incorporados para a produção de energia elétrica limpa para atender as demandas do edifício e região.
O projeto de reforma e expansão do antigo galpão da Pleyel em Saint-Denis está dividido em três componentes, chamados de "plugs". O enorme salão principal, uma estrutura em forma de "catedral" construída a mais de oitenta e cinco anos, possui mais de 24 metros de altura e será completamente restaurado ao seu estado original. A ampliação ou "plug", será construída em estrutura de madeira CLT pré-fabricada e fachadas de vidro, a qual será incorporada à estrutura de concreto existente do edifício. Além disso, o projeto conta ainda com uma estufa vertical acessível ao público ao longo da fachada sul, conectado a praça de acesso à cobertura do edifício.
"Energy Plug" é um novo conceito de edifício sustentável, um protótipo que poderá ser adaptado a qualquer outro contexto urbano. Ele consiste em uma estrutura modular de madeira que pode ser facilmente instalada e removida de acordo com as necessidades e demandas específicas de cada caso. Este sistema é composto por pilares, vigas e painéis de parede que fazem o travamento da estrutura. Além destes módulos de madeira, uma série de escadarias e passarelas seriam construídas para conectar os distintos espaços do edifício, todos os quais funcionariam de maneira independente, mas podendo ser integrados e compartilhados facilmente.
News via Jakob + MacFarlane
- Cliente: EDF SA
- Vencedor do concurso C40 Reinventing Cities, maio de 2019
- Site: Hall de décuvage Pleyel, Saint-Denis, França
- Área : 3 840m²
- Programa: Edifício de uso misto, centro de exposições, estufa, escritórios, salas de conferências e restaurante
- Créditos: Jakob+MacFarlane
- Equipe: SETEC bâtiment (sustentabilidade) / SNAIK (Iluminação) / Les fermes de Gally (Paisagismo) / ETIC (Solidary and social economy spaces manager)
Carlo Ratti Places 650-Foot-Long Urban Vineyard in Central Milan
Carlo Ratti Associati has won an international competition for Reinventing Cities, with the design of a new research center placed under a 200-meter-long (650-foot-long) vineyard. Situated close to Milan 's Fondazione Prada, the VITAE project will connect the street level to the roof via a seamless footpath, and will contain a new office building and center for scientific research.