A exposição “Orgânico Racional” sobre a obra do arquiteto Pedro Ramalho, com curadoria de Nuno Brandão Costa e com base num olhar sobre o seu acervo recentemente doado à Casa da Arquitectura, está patente na Galeria da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, até 8 de setembro.
Esta mostra tem por base uma seleção de dez obras do arquiteto portuense construídas no distrito do Porto desde os anos 60 até à atualidade, retratando vários programas e escalas de intervenção. Segundo Nuno Brandão Costa, aqui se pretende “revelar a importância, a singular qualidade e a coerência do seu corpo de trabalho, demonstrando a resistência física e conceptual das suas edificações e a intemporalidade da sua arquitetura, impermeável a tendências, modismos estilísticos, correntes ou agendas críticas.”
Tal como o seu autor, realça ainda o curador, “a obra apresenta-se discreta, elegante e rigorosa. A cultura racionalista de Pedro Ramalho explica a formalização de uma arquitetura geometricamente simples, de origem clássica. Tipologicamente reconhecível, desenhada e proporcionada em estruturas programáticas lógicas e repetitivas, insinua sempre uma raiz organicista que traduz uma sensibilidade específica relativa aos sítios e aos lugares no momento da construção”.
Para maiores informações, acesse o link.