Ao visitar uma cidade onde nunca estivemos, é comum frequentar lugares turísticos, aqueles pontos "imperdíveis" propagandeados nas mídias. Por outro lado, ao estabelercemos residência em um lugar, é provavél que passemos a frequentar outros locais menos conhecidos, ficando, às vezes, muito tempo se passar pelos pontos turísticos mais famosos de nossa cidade. O artista Eric Fischer desenvolveu um projeto que explora justamente a diferença no modo de ver - e fotografar - uma cidade a partir do ponto de vista de turistas e locais. Intitulado Locals and Tourists, o trabalho compila os mapas de 136 das maiores - e mais visitadas - cidades do mundo.
Fischer usou dados do MapBox e do Twitter para produzir as cartografias. Os pontos vermelhos indicam as fotografias feitas por turistas, enquanto que os azuis mostram as imagens registradas por moradores locais. Os dados foram compilados entre 2010 e 2013 e podem estar um pouco desatualizados, no entanto, as principais atrações turísticas das grandes cidades mudam muito pouco a cada ano, assim, pode-se dizer que as cartografias produzidas refletem com relativa precisão as atividades de locais e turistas.
Para a pesquisa, foram considerados locais aquelas pessoas que twitaram da mesma cidade durante um mês consecutivo. Por sua vez, turistas foram aqueles que eram considerados locais em outra cidade e twitaram de outra localidade.
Veja a seguir alguns dos mapas produzidos por Ficher e acesse a galeria completa aqui.