O escritório holandês de arquitetura Benthem Crouwel Architects, foi nomeado o grande vencedor do concurso internacional organizado pela Penta Real Estate em Praga. Aberta à comunidade internacional de arquitetos, a convocatória tinha como objetivo selecionar o melhor projeto para a construção de um novo bairro residencial na capital da República Checa. Trabalhando em conjunto com a empresa local RA15, o Benthem Crouwel superou uma concorrência de mais de 160 diferentes escritórios de arquitetura, dos quais 44 projetos foram pré-secelicionados para finalmente vencer os outro quatro finalistas e levar o grande prêmio para casa. Em um veredicto unânime, o júri elogiou a proposta dos arquitetos holandeses, a qual procura integrar o projeto com o entorno através da criação de um novo grande parque público acessível.
O novo complexo residencial será construído no bairro Nádraží Žižkov, uma região por muito tempo esquecida, entre uma antiga estação de carga e descarga de trens e a área central de Praga. O projeto procura encontrar um equilíbrio entre a funcionalidade, a escala humana e o contato com a natureza, implantando os edifícios em uma fita ao longo dos limites do terreno, liberando espaço para a criação de um grande parque central aberto e acessível à todos.
Este parque central se transforma em uma espécie de pátio interior, definido por duas linhas de edifícios que o envolvem. Apesar de contido no interior da quadra e cercado pelas mais de 450 unidades residenciais que o definem, o parque estará aberto dia e noite não apenas para os moradores dos edifícios mas para toda a comunidade de Praga, servindo como um espaço de encontro e socialização onde as pessoas podem relaxar e aproveitar o dia ao ar livre, além de proporcionar uma maior biodiversidade para o centro da capital.
Adaptando-se a topografia do terreno, os edifícios de 5 à 7 pavimentos foram sendo escalonados para otimizar a iluminação das unidades e da praça, criando uma paisagem dinâmica e fortalecendo a escala humana do conjunto. Sistemas modulares e unidades padronizadas foram utilizadas para viabilizar a construção de um conjunto que pretende ser econômico além de icônico. Visto a partir do centro de Praga, o edifício se revela como uma nova referencia urbana em um bairro negligenciado por muito tempo, atraindo novos moradores, comerciantes e prestadores de serviços que deverão trazer a urbanidade de volta a um dos mais importantes bairros da capital Checa.
A modularidade dos componentes construtivos não impediram que os arquitetos criassem uma enorme variedade de apartamentos com diferentes composições se tamanhos, acomodando um conjunto diversificado de moradores. Nas palavras dos arquitetos, o projeto “oferecerá a seus moradores o melhor da cidade e da natureza: apartamentos altamente funcionais, com ótima acessibilidade e muito próximos do centro, além da privacidade do parque verde exuberante e acolhedor no interior da quadra.”