- Área: 3500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Filip Dujardin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa pedia a criação de 144 vagas para uma creche num parque municipal existente. O terreno é marcado por altas árvores. O edifício está projetado como um pavilhão dentro deste parque; um edifício circular com pouca distinção entre a parte frontal e posterior, enriquecido por sua relação com as diferentes condições circundantes.
O cliente propôs integrar as funções existentes e as novas num único projeto, com o objetivo de maximizar as possíveis sinergias entre elas. Tudo que é relacionado com o serviço de manutenção do parque é grande e áspero, no caso do jardim infantil: pequeno e frágil.
O projeto cristaliza este contraste aumentando o nível do jardim, de modo que os usuários são colocados no nível dos olhos.
O projeto utiliza a massa térmica da terra e a transfere ao edifício. As placas aparentes do piso e do teto facilitam isso através de sua acessibilidade térmica e alta inércia, minimizando os requisitos gerais de uso de energia e garantindo ao mesmo tempo temperatura e conforto constantes. Formalmente, as duas placas expostas definem fortemente a percepção dos espaços entre elas, dando ao edifício uma coerência simples.