A instalação Hórama Rama do estúdio Pedro y Juana (Ana Paula Ruiz Galindo e Mecky Reuss) foi inaugurada como parte da 20ª edição do Young Architects Program 2019 no MoMAPS1. O projeto consiste em uma paisagem silvestre imersiva dentro de um grande ciclorama localizado no pátio do MoMAPS1, e permanece aberto entre hoje e o dia 2 de setembro de 2019.
Há 20 anos, o programa para arquitetos emergentes do MoMA PS1 oferece aos novos talentos no campo da arquitetura a oportunidade de projetar e apresentar projetos inovadores, desafiando os vencedores de cada ano a desenvolver projetos para uma instalação temporária sustentável que ofereça sombra, áreas de estar e água fresca aos visitantes.
A partir destas diretrizes, o estúdio propôs Hórama Rama, um grande ciclorama que apresenta uma imagem panorâmica de uma floresta no pátio do MoMA PS1 e transporta os visitantes para um território selvagem e estrangeiro. A estrutura, de quase 12 metros de altura e 28 metros de largura, paira sobre o pátio, substitui o horizonte e desloca os visitantes para dentro de uma selva urbana. A presença desta grande estrutura circular reconfigura o pátio em um ambiente imersivo em contraste com a paisagem urbana imediatamente adjacente ao museu. Buscando ampliar a experiência, o estúdio colocou redes artesanais da região sul do México ao lado de uma cachoeira. O exterior da estrutura apresenta "cerdas" de madeira que transmitem a sensação de movimento.
Líderes de projeto: Ana Paula Ruiz Galindo, equipe de Mecky Reuss
Pedro y Juana: Adriana Carlos, Vani Monjaraz, Roel Schierbeek, Shaina Saporta ARUP
Redes: Entre Nudos
Consultoria para a cachoeira: Jenna Didier e ARUP
Consultoria de iluminação: ARUP
Modelo: Julia DiPietro, Yuki Nakayama
Via MoMA