O escritório japonês de arquitetura General Design Co foi anunciado vencedor do AR House awards 2019 com o projeto da Casa em Kamitomii, Kurashiki, Japão. Além do prêmio principal para o escritório dirigido pelo arquiteto Shin Ohori, outros cinco projetos receberam menções honrosas em duas categorias: Commended e Highly Commended. Esta é a décima edição do prêmio anual concebido pela Architecture Review, o qual reconhece a originalidade e a excelência na categoria de projeto mais elementar da arquitetura: a casa.
Mais de 200 projetos foram inscritos na última edição do AR House Awards. O juri internacional foi composto pelo arquiteto japonês radicado em Londres Takeshi Hayatsu, co-fundador da escritório norueguês Manthey Kula, Beate Hølmebakk além do arquiteto britânico Stephen Taylor.
Desenvolvida pelo General Design Co, a Casa em Kamitomii é uma obra de reforma de uma antiga residência na cidade japonesa que dá nome ao projeto. Os arquitetos procuram respeitar as características originais do edifício, desfazendo-se das consecutivas adições incorporadas ao longo dos anos e, com uma pitada de contemporaneidade, restaurando-o à seu glorioso estado precedente. O resultado disso é um projeto residencial definido pela abertura e simplicidade de seus espaços. Contrastando com a atual tendência de substituir o velho pelo novo no Japão, boa parte da estrutura original da casa foi cuidadosamente restaurada, a antiga cobertura foi mantida, apoiando-se sobre uma nova e esbelta estrutura de madeira.
O projeto vencedor e todos os outros projetos finalistas foram recentemente publicados na edição de julho / agosto da Architecture Review. Você pode acessá-los diretamente por este link.