A Carlo Ratti Associati lançou o primeiro grafite crowdsourced do mundo, concebido a partir da contribuição de milhares de pessoas e pintado por drones na cidade de Turim, Itália. O projeto UFO-Urban Flying Opera contou com quatro drones carregados com tanques de tinta spray que realizaram a pintura da tela. O resultado apresenta três camadas distintas: uma cinza, que representa a história, uma magenta, que simboliza as comunidades de Turim, e uma azul, que envolve as outras duas.
O experimento no parque Aurelio Peccei, em Turim, representou a primeira vez que um enxame de drones foi empregado para criar uma obra de arte colaborativa em uma superfície vertical. Um sistema de gerenciamento central controlava o comportamento das aeronaves, enquanto um sistema de monitoramento rastreava sua localização precisa, permitindo a coordenação dos movimentos em todo o processo. Os drones foram empregados entre os dias 25 e 26 de junho, em uma antiga estrutura industrial que pertencia à fabricante de carros italiana Iveco.
Os participantes do projeto foram convidados a contribuir com conteúdo visual, contando seus desejos e ideias sobre como as cidades devem ser. Mais de mil pessoas enviaram seus projetos, dos quais cerca de 100 foram selecionados pelos organizadores em parceria com a Universidade de Turim e a Universidade Politécnica de Turim.
Promovido pela Compagnia di San Paolo, idealizado e curado por CRA-Carlo Ratti Associati, coordenado e produzido pela Fondazione LINKS, em colaboração com a Tsuru Robotics
www.ufotorino.com
Fotos de Andrea Guermani
Vídeo de Actingout
CRA Design: Carlo Ratti, Antonio Atripaldi (direção), Luca Giacolini, Chiara Morandini, Chiara Borghi, Andrea Galli, Alessandro Tassinari. CRA Make: Emanuele Rossetti, Alessandro Peretti Griva, Luca Cianfriglia. Scribit: Andrea Baldereschi, Federico Morando, Mahsa Borzoo