O Bjarke Ingels Group (BIG) inaugurou recentemente a sua última exposição de projetos de arquitetura no Danish Architecture Center. Chamada de “Formgiving - Uma História Arquitetural do Futuro, do Big Bang à Singularidade”, a exposição nos convida à refletir sobre a evolução da arquitetura ao longo dos últimos anos.
Contando com setenta e um projetos e maquetes desenvolvidos pelo BIG nas últimas décadas, o espaço expositivo abrange um total de mais de 1300 metros quadrados. Organizados em ordem cronológica, os projetos do BIG sugerem uma transformação da arquitetura ao longo do tempo, do passado, passando pelo presente e apontado para o futuro. A exposição toma conta o hall central e da escadaria que atravessa o edifício projetado pelo OMA e inaugurado em 2018, o BLOX. A partir do hall, a exposição direciona os visitantes até a galeria principal, onde projetos do BIG, na maioria projetos atualmente em fase de desenvolvimento, são apresentados em formas de banners, maquetes e projeções.
Bem no coração do BLOX, os setenta e um projetos e maquetes foram categorizados segundo dez diferentes estratégias de projeto: adaptação, exposição, resolução, casamento, hospedagem, elevação, conexão, produção, crescimento e compartilhamento. Comentando sobre a exposição, Bjarke Ingels disse que “cada um destes projetos é um presente do BIG para o futuro, cada inovação se torna um passo concreto em direção ao mundo que tonos nós sonhamos: uma utopia pragmática.”
A palavra dinamarquesa para 'design' é 'formgivning' - que literalmente significa, dar forma àquilo que ainda não existe. Em outras palavras: 'forgiving' significa construir o futuro. E mais especificamente: dar forma ao mundo em que gostaríamos de viver. Explorando os caminhos pelos quais nós, arquitetos, damos forma aos nossos edifícios e nossas cidades e consequentemente, ao nosso mundo, transformamos o espaço expositivo do Danish Architecture Center em uma linha do tempo que vai desde o Big Bang até os dias de hoje. Os projetos que estamos desenvolvendo hoje nos permitem vislumbrar como será o futuro daqui a cinco, dez ou até cinquenta anos. Em vez de tentar prever o futuro, nós temos o poder de dar forma a ele.
-Bjarke Ingels
O espaço da “Golden Gallery” foi dedicado à LEGO. O BIG tem trabalhado em parceria com a marca dinamarquesa de brinquedos de forma intensa ao longo dos últimos anos, e como não poderia faltar uma dose de imaginação, este espaço foi transformado em playground, um convite à sonhar e construir estruturas utópicas ainda que em miniatura. No espaço dedicado à LEGO, vinte e cinco edifícios projetados pelo BIG foram recriados pela LEGO, cada um deles apresentados lado à lado com a maquete original do edifício. Como um irmão “gêmeo digital” construído em 3D, as maquetes de lego permitem que os visitantes compreendam a complexidade destes projetos por trás da simplicidade lúdica da LEGO.
A exposição é uma linha do tempo contínua, desde o Big-Bang até a atualidade, chamada de era da "singularidade": o futuro hipotético idealizado por Ray Kurzweil. Conforme vamos subindo os degraus da grande escadaria central do BLOX, os projetos do BIG nos fazem refletir em de que forma estamos construíndo o nosso futuro nos dias de hoje. Quatro temas paralelos oferecem vislumbres sobre o futuro através de uma análise dos projetos do BIG. “Thinking” reflete os impactos da inteligência artificial na arquitetura, “Sensing” é uma experiência imersiva em realidade virtual através da plataforma Hyperform, a qual foi desenvolvida em colaboração com a Squint / Opera e o UNStudio. “Making” aborda a evolução dos meios de produção, passando de técnicas de construção manual para a manufatura robótica, enquanto que “Moving” dá uma pista de como poderiam vir a ser os novos fenômenos de migração interplanetária em um futuro não muito distante.
A exposição ficará aberta ao público até o próximo dia 5 de janeiro de 2020.
Via: Bjarke Ingels Group