O prefeito de Londres, Sadiq Khan, aconselhou o a equipe de planejamento municipal a rejeitar a Tulip Tower, projetada pela Foster + Partners. Segundo a BBC, o prefeito destacou uma série de preocupações levantadas em um relatório do London Review Panel e aconselhou os planejadores da City of London Corporation (CLC) a rejeitar o pedido de permissão para construir.
O relatório do London Review Panel destacou vários problemas no projeto, dizendo que o edifício “não representa uma arquitetura de classe mundial, falta qualidade e quantidade de espaço aberto público, e sua sustentabilidade social e ambiental não correspondem à ambição de sua altura e impacto no horizonte de Londres."
Por meio de um porta-voz, o prefeito expressou "uma série de preocupações sérias com o pedido e, depois de estudá-lo em detalhes, recusou a permissão para o projeto que, segundo ele, resultaria em benefícios públicos muitos limitados".
Em resposta, a Foster + Partners e a incorporadora J Safra disseram estar "desapontados com a decisãodo prefeito de Londres de recusar diretamente a permissão" e que "tomariam um tempo para considerar possíveis próximos passos para o Projeto Tulip".
O projeto de 305 metros de altura em forma de botão de tulipa pretendia se tornar uma “nova atração cultural pública” ao lado do The Gherkin: uma das estruturas mais icônicas de Foster e Londres. Como parte do projeto, o edifício ofereceria um programa educacional administrado pelo J. Safra Group.
Com 300 metros de altura, as galerias oferecem aos visitantes uma experiência envolvente com passarelas suspensas, escorregadores de vidro e passeios de gôndola na fachada do edifício, enquanto um bar e restaurante na cobertura oferecem vistas de 360 graus para a cidade.
Em abril deste ano, o projeto deu um grande passo em direção à realização, quando um relatório do diretor de planejamento da CLC disse que o esquema daria a Londres “um novo edifício icônico” com uma forma “ousada e marcante”.
Via: BBC