A Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo do Estado de Santa Catarina pretendem inaugurar até o final do ano a primeira fase do projeto de requalificação urbanística da famosa Ponte Hercílio Luz e seus arredores. Chamado Ponte Viva: Hercílio Luz Para as Pessoas, o projeto compreende não apenas a restruturação do emblemático cartão postal como infraestrutura viária, mas também seu uso para outras finalidades, como esporte, lazer e cultura.
Nesta primeira etapa, o projeto enfoca a adaptação da ponte de ferro e suas cabeceiras para o tráfego de ônibus, ciclistas e pedestres. Ao todo, sete ruas da porção insular e outras três da porção continental terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar estas alterações de trânsito.
"A partir da coordenação do IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, identificou-se a necessidade de extrapolar o pensamento sobre a Ponte Hercílio Luz a partir do viés específico de soluções viárias que impunham sua utilização como elemento de vazão ao trânsito de veículos, em sua maioria de automóveis individuais. Procurou-se estabelecer um conceito mais amplo de planejamento, que trata da reintegração da ponte Hercílio Luz na cidade para além de suas funções relacionadas a mobilidade", diz a página do projeto.
O projeto de requalificação envolve cinco eixos temáticos - Mobilidade, Patrimônio, Turismo, Cultura e Esporte e Lazer - que nortearão a retomada da ponte pela cidade. "O projeto Ponte Viva procura estabelecer um processo contínuo de planejamento e gestão do seu entorno. Os projetos iniciais contemplam principalmente o tema da conectividade e as infraestruturas básicas para o lazer e turismo."
Referências: Ponte Viva e OCP