- Área: 670 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Tomasz Sinek
-
Fabricantes: EQUITONE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma fazenda tradicional polonesa, a Estação Desportiva Água Verde se funde com a paisagem rural nas margens do Lago Laka, na Alta Silésia, na Polônia.
Os três principais volumes do complexo, localizados ortogonalmente entre si, definem um local público. Este lugar é formado com base na tradição polonesa entre a cabana, o estábulo e o celeiro. E, analogicamente a eles, cada edificação da estação possui uma função diferente: o hangar de barcos no leste, os espaços centrais para os visitantes construídos à beira-mar e os vestiários a oeste.
A forma exterior das edificações é inspirada na arquitetura rural da região, em sua clareza formal com telhados duplos e proporções agradáveis. Em vez de um pastiche dos elementos rústicos, todos os detalhes são modernos e simples, mas bem pensados. As elegantes fachadas e tetos são revestidos com painéis de fibrocimento. O telhado e a fachada de cada edificação se fundem dessa maneira em um único corpo monolítico. Janelas coloridas e dutos de ar implementados na superfície escura da pele externa geram contrastes brilhantes e ritmos quase musicais.
O desenho foi determinado pelo baixo custo no ciclo de vida e uma redução no próprio orçamento de construção. As economias de custo foram feitas através da aplicação de técnicas tradicionais de construção e do uso de materiais locais. Painéis coletores solares estão localizados no telhado e um sistema fotovoltaico foi planejado para um futuro próximo. O efeito térmico é compatível com a ventilação natural das edificações.
Este projeto foi subsidiado pela União Europeia.