A Bee Breeders acaba de anunciar os projetos vencedores do concurso de arquitetura para a Torre de Observação de Flamingos em Abu Dhabi. Implantada na Reserva Florestal Al Wathba, quarenta quilômetros a sudeste de Abu Dhabi, a torre permitirá aos visitantes visualizar mais de cinco quilômetros quadrados do parque e seus pântanos, salinas e dunas fossilizadas.
O escopo do concurso solicitava aos participantes o projeto de uma torre, ou plataforma de observação, que estivesse conectada com o longo calçadão pré-existente do parque, permitindo uma melhor visualização da paisagem natural e uma maior aproximação entre o homem e a natureza. Implantada sobre uma bacia de inundação, um dos principais objetivos do concurso era fomentar a discussão e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos em áreas alagadiças, proporcionando exemplos de como atuar sobre um bioma tão sensível. Além disso, a plataforma de observação servirá para aproximar os usuários da vida selvagem da reserva e estará conectada a uma rede de percursos e trilhas em meio à paisagem desértica, habitat dos flamingos. Para projetar a torre-plataforma os arquitetos não poderiam ultrapassar os limites de uma área restrita à 400 metros quadrados, uma altura máxima de doze metros e um orçamento de até 200 mil dólares.
Esta convocatória aberta faz parte de uma série de concursos de projeto de arquitetura em pequena escala promovidos pela Bee Breeders. Somando-se à esta iniciativa, a Breeders tem trabalhado em conjunto com a ARCHHIVE BOOKS na publicação de um livro sobre o tema "arquitetura em pequena escala" que deverá chegar às bancas já no ano que vem. Para o desenvolvimento do concurso da Torre de observação, a Breeders contou com a colaboração da Agência Ambiental de Abu Dhabi. Os projetos vencedores do concurso serão agora melhor avaliados pelas autoridades responsáveis para a análise da possível viabilização da construção da estrutura.
Abaixo, publicamos os três vencedores, o Prêmio para Projetos Desenvolvidos por Estudantes "BB Student Award" e o Prêmio de Sustentabilidade "BB Green Award". Para mais informações, visite o site oficial aqui.
1º Lugar
Flamingo Dreams / Bryan Fan, Shelley Xu
Comentários do júri: O 'Flamingo Dreams' propõe a transformação do antigo calçadão em uma nova experiência espacial em meio ao parque. A sua estrutura de aço é conformada por uma série de esbeltas palafitas que dá suporte ao deque de visualização, este último por sua vez, é coberto por uma envoltória de folhas de palmeira. Formalmente, a proposta desenvolvida por Bryan Fan e Shelley Xu assemelha-se à um grande ninho de pássaro.
2º Lugar
Al Wathba Birdwalk / Natalia Wrzask, Rolando Rodriguez Leal, José Luis Mulás, Paola Barrenechea
Comentários do júri: A proposta chamada de "Birdwalk" propõe uma plataforma panorâmica ao invés de uma torre, explorando múltiplos pontos de vista para o parque. Considerando que os flamingos costumam se reunir em grandes grupos, ocupando enormes extensões de terra, a Birdwalk oferecerá a oportunidade de ampliar as vistas para a reserva natural. A estrutura é composta por fundações pré-moldadas de concreto que recebem um sistema modular de perfis de bambu e madeira. Sobre esta estrutura mista será construído um deque pré-fabricado em bambu e madeira de carvalho além de uma cobertura tensionada semi-transparente.
3º Lugar
The Cube / Rafail Gkaidatzis, Panagiotis Dimakidis
Comentários do júri: A estrutura pixelada do 'The Cube' impressionou o júri com a sua capacidade de promover diferentes espaços de observação à partir de um sistema modular muito simples. O módulo básico é composto por um cubo de 12 metros de lado e quatro pontos de apoio. Embora este não seja necessariamente um módulo estável, quando agrupados, estes elementos conformam uma estrutura bastante rígida. Formalmente assumindo a forma de uma gaiola, o The Cube abriga uma série de plataformas, oferecendo aos visitantes uma jornada repleta de surpresas e descobertas.