O escritório OMA venceu o concurso para projetar um novo centro financeiro internacional em Shenzhen, China. Chamado de IFEC, o projeto combina espaços para conferências, programas públicos e um hotel de 400 unidades. Localizado na orla de Qianhai, um novo distrito no Delta do Rio das Pérolas, o IFEC foi projetado como um "farol" para os navios que navegam pela rota da seda do século XXI.
O projeto do OMA para o Centro Internacional de Intercâmbio e Conferências foi escolhido entre sete propostas desenvolvidas por escritórios internacionais. A equipe do OMA foi liderada por Chris van Duijn, juntamente com Kellen Huang. Segundo a equipe, o complexo funcionará como um conector entre o futuro centro de transporte público de Qianhai e um parque à beira-mar, que liga os vários distritos de Qianhai através de um programa público e cultural compartilhado. O projeto é composto por três blocos distintos: o centro de conferências é formado por volumes escalonados, com terraços voltados para o parque. O hotel, que se eleva sobre o centro de conferências, assume a forma de um poliedro tridimensional, e o terceiro volume, que abriga instalações do hotel e programas públicos, é orientado para o centro do distrito comercial.
Um grande átrio urbano traz a esfera pública para dentro do complexo e pode receber programações independentes, como eventos culturais, fortalecendo a relação entre o universo profissional e a vida pública. O IFEC será o quarto edifício OMA em Shenzhen; a proposta enviada para o concurso foi uma colaboração entre o OMA e a CCDI.
Via: OMA