As arquitetas e urbanistas respondem por 63,47% dos 174.513 profissionais registrados atualmente no país. Apesar de serem a maioria na profissão, os holofotes estão voltados para homens. Com o objetivo de quebrar esse paradigma e promover diálogos e formas de fomento à inserção e visibilidade das mulheres nas múltiplas áreas de trabalho da Arquitetura e Urbanismo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lançou a Premiação CAU + Mulheres.
A iniciativa inédita foi idealizada pela Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/RJ. A inscrição é gratuita, e o prazo de registro vai de 5 de agosto até 5 de setembro de 2019. A participação pode ser individual ou em equipe, e cada profissional poderá concorrer com um único trabalho por categoria. As categorias são:
- projeto arquitetônico;
- projeto de arquitetura de interiores;
- projeto urbanístico;
- estudo teórico (teses, dissertações, livros e publicações).
Serão aceitos apenas trabalhos elaborados por mulheres (cisgênero ou transgênero), quando individual, ou equipe composta majoritariamente por mulheres. Os trabalhos em equipe devem também ter como autor responsável uma mulher.
Ao todo, serão distribuídos R$ 34.800,00 em prêmios. Os critérios de avaliação são criatividade da proposta; pertinência do tema; clareza no enfoque, na metodologia e na comunicação dos resultados; coerência da proposta; visão e contribuição da proposta; relevância científica, acadêmica, profissional ou social, entre outros. Serão aceitos trabalhos premiados ou que tenham sido agraciados com Menção Honrosa em outros concursos ou premiações (exceto promovidos pelo CAU) ou, ainda, trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), desde que elaborados até o ano de 2017.
O julgamento dos trabalhos ocorrera entre os dias 6 de setembro e 4 de outubro. O anúncio dos trabalhos selecionados está previsto para o dia 7 de outubro. A homologação do resultado pela presidência do Conselho e a cerimônia de premiação serão no dia 6 de novembro. O pagamento das premiações até o dia 6 de dezembro.