A Universidade de Lima, a instituição mais influente do Peru, está expandindo seu campus, no coração da capital Lima, para oferecer uma nova experiência de aprendizado.
O objetivo principal do projeto é trazer toda a cidade universitária para o campus central em Lima. Essa abordagem vem da compreensão da importância das “cidades universitárias” como um valioso fator econômico. O masterplan busca tornar o campus o mais inclusivo possível, reestruturando todos os equipamentos para a permanência dos estudantes.
"O conceito de 'cidades universitárias' - como os campi universitários são tipicamente conhecidos na América Latina - está passando por um processo de renascimento, caracterizado por sua maior imersão nos contextos da cidade, conexões mais fortes com seus tecidos sociais e econômicos e a reinterpretação de seus espaços de vida acadêmica." -- Dennis Pieprz, Diretor do escritório Sasaki
O centro histórico da universidade será reformado e lotes adjacentes serão apropriados para sua expansão. O masterplan projetado pela Sasaki apresenta uma rede de vegetação e infraestrutura que estabelece um tecido urbano conectando o antigo e o novo. Além disso, a Sasaki liderou o projeto de novas estruturas que acrescentarão outras funções ao programa existente, como uma biblioteca, um centro de recreação estudantil, um centro de admissões, serviços estudantis e estudos gerais, além de um centro de inovação em engenharia. A construção dos edifícios já começou.
As tipologias introduzidas podem gerar um alto nível de flexibilidade no uso do espaço, contrastando com as rígidas configurações acadêmicas tradicionais. Uma mudança na forma pode ser traduzida em uma mudança nos métodos de ensino e aprendizagem. Toda a transformação serve essa nova abordagem acadêmica progressiva.