Denise Scott Brown recebe o Prêmio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp

A pouco mais de dois meses do início da edição de 2019 "A Poética da Razão", a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Fundação Millennium bcp têm o prazer de anunciar a vencedora da 5ª edição do Prêmio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp.

Com este prêmio, “celebramos o legado de Denise Scott Brown para o futuro, como um presente para as próximas gerações de arquitetos no panorama mundial”, refere o júri composto por Amale Andraos, Cláudia Taborda, Enrique Walker, Éric Lapierre, Kunle Adeyemi, Momoyo Kaijima e Sharon Johnston.

O reconhecimento é dado a uma voz incontornável da arquitetura, nome que ao longo de 40 anos consolidou a sua relevância enquanto arquiteta, urbanista, professora, escritora, fotógrafa e realizadora. A visão e consistência do seu corpo de trabalho transformou-a num ícone, uma referência inultrapassável no mundo da arquitetura e da arte contemporânea.

Leonor Antunes, representante de Portugal na última Bienal de Arte de Veneza (2019), é a artista a quem foi encomendada uma peça original para homenagear Denise Scott Brown, que se junta assim aos anteriores vencedores: Vittorio Gregotti (2007), Álvaro Siza Vieira (2010), Kenneth Frampton (2013) e a dupla Lacaton & Vassal (2016).

Sobre Denise Scott Brown

"Projeto urbano não deveria ser confundido com projeto de arquitetura em grande escala, ou com a busca por belas visuais. Nossas ideias deveriam surgir de uma compreensão dos processos urbanos e dos padrões que as atividades urbanas formam." Denise Scott Brown (Aprendendo com Las Vegas, 1972).

Nascida na Zâmbia, cresceu na África do Sul, mas foi nos Estados Unidos da América onde, juntamente com seu falecido marido Robert Venturi, marcou indelevelmente a arquitetura - tanto com as suas teorias pioneiras como pela prática provocadora. A sua abordagem multidisciplinar da arquitetura redefiniu a ligação da disciplina projetual com o planejamento urbano, desafiou as regras do design, da fotografia e levantou questões essenciais no campo da responsabilidade social. Questionou os modernistas ao projetar o espaço exterior com a mesma importância que o espaço interior, tendo sido um dos nomes de proa da vanguarda do movimento pós-moderno.

Autora do ainda seminal “Learning from Las Vegas”, arriscou um vocabulário formal não dogmático, defendeu as suas intervenções urbanas modestas e não se privou de riscos Maneiristas. Num mundo dominado pelos homens, ainda se destacou por um humor que tem tanto de livre como de inteligente e transgressor.

O júri destacou “no momento em que arquitetos, estudiosos urbanos e profissionais são convidados a pensar em todas as escalas do ambiente construído em conjunto, o trabalho de Denise Scott Brown é um exemplo inspirador do que é possível: ultrapassar as fronteiras disciplinares para projetar novas possibilidades para a arquitetura como forma de pesquisa e como prática. (...) Scott Brown ensinou-nos a liberdade.”

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Denise Scott Brown recebe o Prêmio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp" 31 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922166/denise-scott-brown-recebe-o-premio-carreira-trienal-de-lisboa-millennium-bcp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.