A equipe liderada pelo escritório Hopkins Architects venceu a MK:U International Design Competition com sua proposta para um novo modelo de campus universitário.
MK: U é um dos muitos grandes projetos planejados para o futuro da cidade de Milton Keynes com o objetivo de desenvolver sua economia. O novo campus universitário é fruto de uma parceria entre a MKC e a Cranfield University. Projetado para atender às necessidades da era digital, o projeto visa preparar os alunos para o trabalho no século XXI e futuras carreiras em campos emergentes.
O concurso atraiu 53 equipes, que totalizaram 257 escritórios de todo o mundo. A proposta vencedora foi escolhida principalmente pela clareza da ideia e pela abordagem colaborativa da equipe internacional. O plano sugere um campo aberto, uma série de pavilhões acadêmicos e uma atmosfera amigável para pedestres. O elemento central do plano é o fórum, com seu grande teatro vermelho encerrado por um gigantesco hall vidro, dando as boas-vindas a quem chega. O projeto tem conclusão prevista para 2023.
“O projeto celebra e desenvolve os emblemáticos princípios de design urbano de Milton Keynes, reinterpretando elegantemente o conceito do bloco original da cidade”, - Malcolm Reading, diretor do concurso
A equie vencedora é composta também por Prior + Partners, Expedition Engineering, Atelier Ten, GROSS. MAX., Buro 4, RLB Schumann, GRFN, Caneparo Associates, QCIC, Nick Perry Associates, Access=Design, Cordless Consultants, Sandy Brown Associates, FMDC e Tricon.
As outras quatro equipes finalistas eram lideradas por Co:MK:U; Hawkins\Brown; Lifschutz Davidson Sandilands; e OMA. Veja suas propostas aqui.