Desde sua fundação em 1937, e apesar das recentes controvérsias envolvendo sua gestão e presidência, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem constituído um dos maiores acervos bibliográficos, documentais e iconográficos do Brasil. Ao todo, são 13 bibliotecas que guardam mais de 500 mil livros e periódicos, interligadas entre si e às principais bibliotecas do país. Deste rico material, parte considerável está disponível online – e gratuitamente – na plataforma online do Instituto.
Um dos mais importantes acervos do Iphan é o Arquivo Central que reúne os dados registrados sobre os bens tombados como Patrimônio Material nos Livros do Tombo (Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Histórico; das Belas Artes; e das Artes Aplicadas). O Patrimônio Imaterial está agrupado por categoria e inscrito nos Livros de Registro (dos Saberes; das Celebrações; das Formas de Expressão; e dos Lugares).
As Cartas Patrimoniais compõem outro acervo de grande valor e apresentam as recomendações referentes à proteção e preservação do Patrimônio Cultural, elaborados em encontros em diferentes épocas e partes do mundo. Somam-se a esses acervos, os títulos publicados pelo Iphan que proporcionam ao público em geral o acesso a obras essenciais ao conhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Os documentos do Iphan foram divididos nas seguintes categorias:
- Bibliografia Geral do Patrimônio
- Bibliotecas do Iphan
- Cartas Patrimoniais
- Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural
- Etnodoc
- Fototecas
- Publicações do Patrimônio
- Rede de Arquivos Iphan
- Vídeos
Visite o portal do Iphan e acesse milhares de textos, vídeos, imagens e documentos sobre o patrimônio material e imaterial brasiliero.
Publicado originalmente em 9 de agosto de 2019, atualizado em 1 de agosto de 2020.