O London Design Festival de 2019 será inaugurado no próximo mês de setembro com uma série de novidades, como os projetos de Sam Jacob e Kengo Kuma para o Victoria & Alberts Museum. Aberto entre os dias 14 e 22 de setembro, o festival deste ano incluirá mega-instalações de Paul Cocksedge, Martino Gamper, PATTERNITY, Dan Tobin Smith e Camille Walala. Em sua 17ª edição, o London Design Festival é o maior e mais importante evento de design da capital britânica.
Mais uma vez, os principais museus de arte, design e performance de Londres serão palco de uma série de projetos especialmente realizados para o festival. Os mais famosos designers do mundo figuram no London Design Festival todos os anos, desde sua primeira edição realizada em 2003 e idealizada por Sir John Sorrell e Ben Evans. O Festival de Design de Londres é uma celebração que procura reunir e aproximar a comunidade internacional de designers, além de artistas, arquitetos e afins, reforçando a imagem de Londres como uma das mais importantes capitais no mundo do design.
A seguir, fizemos uma compilação das instalações imperdíveis deste ano, incluindo a ocupação do V&A, um dos mais tradicionais museus da cidade e que terá seus espaços transformados por uma série de surpreendentes instalações de arte e design.
VOID / Dan Tobin Smith + The Experience Machine
VOID é a mais nova criação do designer Dan Tobin Smith, que em conjunto com o The Experience Machine apresenta a sua instalação espacial multisensorial no Collins Theatre, em Islington. O designer, em conjunto com o The Experience Machine e a Gemfields, desenvolveu o VOID como uma instalação que explora os limites físicos do mundo em forma de uma instalação espacial multi-sensorial.
Please Be Seated / Paul Cocksedge
O designer britânico Paul Cocksedge irá transformar a Finsbury Avenue Square, em Broadgate, com seu projeto 'Please Be Seated'. Localizado no coração de Broadgate - um importante hub do centro de inovação e finanças da capital - o projeto será a maior e mais ambiciosa das comissões recebidas por Cocksedge no Reino Unido.
'Life Labrinth / Patternity
O projeto 'Life Labirinth', desenvolvido pelo estúdio Patternity para o Festival de Design deste ano, está localizado na Praça em frente à Catedral de Westminster e foi financiado pela Victoria Business Improvement District. Assumindo as formas e cores de um labirinto 3D, Life Labyrinth é uma instalação em forma de percurso que levará os visitantes a uma experiência espacial reflexiva, que comprovadamente, tem uma série de benefícios psicológicos e físicos para a nossa saúde.
Walala Lounge / Camille Walala
Camille Walala volta ao London Design Festival com um projeto colorido e divertido. A estilista francesa foi contratada pela Grosvenor Britain & Ireland para trazer um pouco mais de cor e animação a South Molton Street, no coração do West End de Londres.
Affinity in Autonomy / Sony Design
Traduzindo inovação em uma experiência espacial, Affinity in Autonomy é uma instalação interativa de movimento e luz. Afinidade na autonomia, é composta por um pêndulo robótico que responde com autonomia aos movimentos aleatórios dos observadores. A nossa presença é detectada e nossos movimentos traduzidos para uma linguagem alternativa que impulsiona o pêndulo de luz.
Sea Things / Sam Jacob
Sam Jacob é o responsável pela nova instalação que ocupará a entrada principal do V&A, destacando a necessidade de repensar o consumo global de produtos e derivados de plástico; considerar o ciclo de vida destes materiais; e compreender o seu impacto no meio ambiente. Intitulado de 'Sea Things', a instalação concebida por Sam Jacob assume a forma de um cubo duplamente espelhado, suspenso cinco metros acima do solo. Uma projeção infinitamente refletiva cria uma sensação de profundidade tão ampla quanto o oceano e tão grande quanto os desafios que enfrentamos.
Avalanche / Matthew McCormick
A proposta do designer canadense Matthew McCormick procura conscientizar as pessoas à respeito das mudanças climáticas. Instalada na British Gallery do V&A, Avalanche será capaz de provocar as mais profundas reações: um momento suspenso no tempo, quando a nossa própria mortalidade se torna palpável.
Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness / Kengo Kuma
O Bamboo Ring é uma instalação que mescla design e tecelagem, uma atividade que fascina o arquiteto. Além do Londres Design Festival, Kengo Kuma recentemente inaugurou o V&A de Dundee, seu primeiro edifício construído no Reino Unido. Inspirada no Jardim John Madejski e com curadoria de Clare Farrow, a estrutura em forma de anéis - como um ninho ou casulo - foi criada a partir de uma trama, costurando anéis de bambu com fibra de carbono.