Localizada na adjacências do High Line, em Nova Iorque, a 40 Tenth Avenue, uma torre corporativa de 10 pavimentos projetada pelo Studio Gang, está pronta para receber seus primeiros ocupantes. Com um sistema estrutural incomum, o edifício se torce para melhor aproveitar a insolação e reduzir o sombreamento do entorno.
O Studio Gang, escritório de Chicago liderado por Jeanne Gang, vem investigando em seus projetos o impacto do sol nos edifícios e no contexto urbano. A ideia de “escultura solar” é, na verdade, uma resposta formal direta à insolação, mostrando como essa condicionante pode, de fato, gerar um desenho interessante. O resultado é uma fachada lapidada que aumenta tanto o espaço interior como o envelope exterior. Consequentemente, a luz e a circulação de ar são abundantes edifício.
Desenvolvido pela Aurora Capital Associates e pela William Gottlieb Real Estate, o edifício conta com 2 mil metros quadrados espaços ao ar livre, incluindo um deck compartilhado na cobertura e um espaço de encontro público no segundo andar. O projeto oferece 4 mil metros quadrados de área comercial com acesso pela 10th Avenue.
“É extremamente gratificante ver a nossa ideia para o edifício se concretizar […] graças ao trabalho árduo e dedicação de muitas pessoas, o desenho icônico do edifício, as vistas incríveis e os espaços ao ar livre beneficiarão a região por muitos anos."-- Bobby Cayre, CEO da Aurora Capital Associates.