Os vencedores do ICONIC AWARDS 2019: Innovative Architecture competition, foram anunciados. Os prêmios de Arquiteto do Ano e Designer de Interiores do Ano foram, respectivamente, concedidos a David Chipperfield Architects e Snarkitecture. Quanto ao prêmio Cliente do Ano, foi dado à cidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha.
A premiação internacional é patrocinada pelo German Design Council, um dos principais centros de comunicação do mundo nos setores de design, branding e inovação, e todos os anos homenageia os melhores em arquitetura e design. A cerimônia oficial será realizada no dia 7 de outubro de 2019 no Pinakothek der Moderne em Munique, durante a feira EXPO REAL. Além dos prêmios especiais, a premiação também elege vencedores para cada uma de suas categorias: Arquitetura, Interiores, Produto, Comunicação, Conceito e Material Inovador.
O grande ganhador do prêmio Arquiteto do Ano deste ano foi o escritório do arquiteto inglês David Chipperfield, que provou ser um dos mais influentes arquitetos do nosso tempo, especialmente com seus projetos recentes, como a galeria James Simon na entrada da Ilha dos Museus de Berlim, a reforma da Neue Nationalgalerie Berlin, o complexo residencial Hoxton Press em Londres e o Museu Histórico de História Natural em Anji, China.
Já o prêmio de Designer de Interiores do Ano foi concedido ao coletivo de design e arte de Nova Iorque, Snarkitecture, dirigido por Daniel Arsham, Alex Mustone e Benjamin Porto. Fundada em 2008, os projetos recentes da empresa incluem quatro interiores para a cadeia de streetwear Kith Los Angeles, a instalação da Fun House no National Building Museum em Washington, D.C, e Altered States: Caesarstone no Salone Del Mobile 2018 em Milão.
Finalmente, o prêmio honorário de Cliente do Ano foi concedido à cidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha, que vem buscando constantemente seu objetivo de se tornar uma cidade mais sustentável. Ela criou políticas ambientais eficientes e diversos novos edifícios sustentáveis, como distritos residenciais compostos inteiramente de edifícios construídos com técnicas de baixa energia, uma prefeitura que é a primeira estrutura pública de excedente de energia líquida, um centro de educação ambiental projetado para aumentar a conscientização pública de sustentabilidade e etc.