A proposta vencedora do concurso para o Pavilhão da Letônia na Expo 2020 Dubai recebe o nome de "Sounding Forest" e foi desenvolvida pelo escritório Malitis Architects. O projeto interativo coloca em prática uma floresta artificial feita de cordas de piano, gerando um diálogo lúdico entre a instalação e os visitantes.
O Pavilhão da Letônia é uma experiência sonora, uma composição instrumental de cordas, que oferece uma experiência imersiva e sensível da natureza daquele país. O pavilhão é um ecossistema vibratório interativo e cooperativo, que cresce através da criatividade das pessoas.
176 cordas musicais pendem do dossel: 88 hastes de alumínio são controladas pelos visitantes e as outras 88, controladas por um computador, respondem ao que está acontecendo. Em outras palavras, algumas cordas vibram quando são ativadas pelas pessoas, outras respondem aos visitantes de longe.
“A leveza e a resistência do metal são contrastadas pelas características estéticas e ecológicas da madeira no acabamento do mobiliário.”
Um percurso de madeira acolhe e conduz os visitantes em direção ao topo e ao centro do pavilhão. Ele também desempenha o papel de espaço de exposição e conforma um anfiteatro e um palco.
Arquitetura: Mailitis Architects
Design gráfico, interação de exposição, vídeo: Associates, Partners et Sons - Edgars Zvirgzdins, Ainis Permins.
Desenvolvimento do piano: Klavins Piano - David Klavins.
Composição: Anna Kirse