A Asymptote Architecture projetou um novo Centro Espacial para abrigar programas educacionais, científicos, artísticos e de entretenimento para exploração espacial. Lançado como parte da iniciativa da Galaktika Foundation para criar a primeira cidade no espaço, o projeto foi feito pelos arquitetos Hani Rashid e Lise Anne Couture. Apelidado do Centro Cosmos, o projeto pretende se tornar um marco inspirador para os entusiastas do espaço interestelar.
Atualmente, o Cosmos Center está procurando um município para a construção deste projeto internacional. “Estamos muito satisfeitos em convidar propostas de potenciais cidades-sede em todo o mundo para se beneficiar da construção do Centro Cosmos e para se tornar um local com conexões reais com os futuros heróis do mundo da habitação e exploração interestelar. O Centro servirá como um local para inspiração, troca de ideias e entretenimento. Também será uma plataforma de ensino superior, hospedando fóruns e facilitando diálogos para a disseminação de novos conceitos e idéias. Espero que o nosso Centro Cosmos se torne um lugar que unirá as pessoas em torno da ideia de que o espaço é o futuro da humanidade ”, disse a fundadora do projeto e presidente da Fundação Galaktika, Aliya Prokofieva-Greeg.
De acordo com seus criadores, a arquitetura e o design do Cosmos Center o tornarão um marco inspirador, atraindo visitantes de todo o mundo. “A arquitetura do Cosmos Center é derivada da matemática, tectônica e formações de carbono no nível molecular. Na Terra, todos os seres vivos conhecidos têm uma estrutura e um sistema baseados no carbono. O grafeno, por exemplo, tem uma estrutura covalente maciça na qual cada átomo de carbono é unido a três outros átomos de carbono pelo que são chamados de ligações covalentes. Os próprios átomos de carbono formam múltiplas camadas com um arranjo hexagonal de átomos, uma arquitetura única e elegante. Isso inspirou nossas formas e tectônica ao projetar o projeto, onde estávamos em busca de uma arquitetura que descrevesse não apenas o encapsulamento de informações e dados, mas, mais importante, os mistérios e possibilidades da inevitável existência interestelar da humanidade ”- descreveu Hani Rashid. e Lise Anne Couture, da Asymptote Architecture, sediada em Nova York.
Além de ser um posto avançado para a exploração espacial, o Cosmos Center também servirá como um QG físico para a plataforma online Galaktika.Space, criada para enriquecer a colaboração entre entusiastas do espaço internacional, trabalhando nos projetos e tecnologias para a vida diária no primeiro 'espaço crowdfunded' cidade EFIR. Há também planos para programas artísticos e laboratórios científicos de alta tecnologia. Cidades interessadas em aprender como eles podem se tornar uma casa para o Centro Cosmos são convidados a perguntar com a Fundação Galaktika.