Estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo de todo o país terão uma oportunidade única de apresentar seus trabalhos a profissionais do mundo inteiro durante o 27o Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA2020RIO, que acontece no Rio de Janeiro entre 19 e 23 de julho do ano que vem. É a Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, cujo edital já está disponível.
O prêmio está dividido em duas categorias. A primeira contempla Trabalho Final de Graduação (TFG) ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esses projetos precisam ser individuais e não podem ser exclusivamente teóricos. É necessário também que seja indicado um professor orientador.
Já a segunda, voltada para docentes, vai se dedicar a práticas pedagógicas inovadoras aplicadas ao ensino de Arquitetura e Urbanismo. Nessa categoria são válidas atividades apresentadas por mais de um professor, embora um deles (e mais um aluno) deva ser indicado como interlocutor com a organização da mostra.
Nas duas categorias, os trabalhos devem ser pertinentes a um dos quatro eixos temáticos do UIA2020RIO: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; Transitoriedade e Fluxos. Lembrando que esses eixos são interconectados e permitem abordagens dentro de um amplo espectro de desafios da Arquitetura e do Urbanismo.
Os trabalhos selecionados pelas comissões julgadoras serão divulgados em 13 de julho do ano que vem, e a Mostra será aberta já no dia seguinte, com a entrega dos prêmios e certificados durante o UIA2020RIO. São esperados mais de 20 mil participantes no Congresso.
As inscrições para participar do UIA2020RIO já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento.