Jacques Herzog recebeu Tatiana Bilbao em seu escritório na Basileia, Suíça, em maio deste ano, para discutir as obras e abordagens projetuais da arquiteta mexicana. Os dois premiados arquitetos conversaram sobre os momentos decisivos em sua amizade e o conselho de Herzog que influenciou profundamente o método de trabalho de Bilbao.
Herzog, cofundador e sócio sênior do escritório suíço Herzog & de Meuron, fundado em 1978, tem colecionado, junto de seu sócio, Pierre de Meuron, uma variedade de prêmios e reconhecimentos, incluindo o prestigiado Prêmio Pritzker de 2001, a RIBA Royal Gold Medal e o Praemium Imperiale. Por outro lado, Tatiana Bilbao faz parte de uma geração mais jovem de talentosos arquitetos e fundou, em 2004, seu Tatiana Bilbao Estudio, que hoje trabalha em projetos na China, Europa e México. Seu trabalho explora a paisagem a partir de diferentes escalas, de interiores de edifícios à cidade.
Na conversa, Bilbao comenta sua opinião sobre colaborações, explicando que elas "enriquecem o projeto porque, quando há maior complexidade e definições em um terreno... elas realmente oferecem uma possibilidade mais ampla para as pessoas que vão usar a arquitetura". Além disso, a dupla reflete sobre a posição de Bilbao contra a arquitetura digital eclética que não aborda, em sua opinião, as questões arquitetônicas ou atende às necessidades básicas, especialmente em seu país de origem. Ao cabo, Herzog e Bilbao concordam que "trata-se da arquitetura que podemos fazer, e não de sermos arquitetos", isto é, a arquitetura deve se inspirar apenas nas necessidades das pessoas.
Câmera: Klaus Elmer
Edição: Klaus Elmer
Produzido por: Marc-Christoph Wagner
Direitos autorais: Louisiana Channel, Louisiana Museum of Modern Art, 2019
Apoio: Dreyers Fond