Localizado em Trondheim, na Noruega, o Powerhouse Brattørkaia, o edifício com saldo energético positivo mais ao norte do mundo, projetado pelo Snøhetta, desafia as noções tradicionais de construção e estabelece novos padrões para edifícios que produzem mais energia do que consomem.
O edifício corporativo de 18.000 m² “produz mais que o dobro da eletricidade que consome diariamente”, e é capaz de fornecer “energia renovável aos edifícios vizinhos, ônibus elétricos, carros e barcos através de uma micro-rede local”. Na verdade, a cobertura e a parte superior da fachada são revestidos com quase 3.000 m² de painéis fotovoltaicos, estrategicamente posicionados para captar o máximo possível de energia solar. Além disso, a implantação do edifício garante a máxima exposição ao sol.
Edifícios com energia positiva são os edifícios do futuro. O mantra da indústria do design não deve ser 'forma segue a função', mas 'forma segue o meio ambiente'. Isso significa que o design thinking de hoje deve, primeiramente, se concentrar em considerações ambientais e reduzir nossa pegada, e o projeto deve seguir esta premissa. -- Kjetil Trædal Thorsen, fundador do Snøhetta.
O escritório acredita que é essencial criar espaços de alta qualidade para as pessoas, reduzindo sua pegada ambiental, e que "à medida que a população mundial e a gravidade da crise climática continuam a crescer, somos desafiados a pensar em como construir com responsabilidade". O projeto Brattørkaia Powerhouse é extremamente eficiente em termos de energia, por meio de uma série de tecnologias, soluções inteligentes e desenho do edifício.