- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Johnny Umans
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de punção possui o plano quadrado mais simples. Ele contém quatro gabinetes médicos, uma sala de espera, unidades sanitárias e uma sala de reuniões multiuso. O objetivo era alcançar o máximo de compacidade possível. Essa forma compacta, extensivamente isolada, fornece um balanço energético mais do que contemporâneo.
Janelas grandes oferecem abertura e luz máximas. A fim de proteger as vistas deste centro médico da rua, mas não comprometer a qualidade da luz, do ar e da visibilidade, um filtro (fachada dupla) é instalado no lado da rua. Essa estrutura vertical de madeira levemente inclinada regula o (sobre)aquecimento, mas, acima de tudo, mantém a privacidade sem perder o relacionamento com a rua.
Um portão se abre para o interior e forma uma entrada clara quando o edifício está aberto. À noite, pode ser completamente fechado, não apenas fisicamente, mas também visualmente.
O edifício se integra perfeitamente ao ambiente, graças ao processamento, localização e materialização específicos do volume. Ao mesmo tempo, ele se destaca o suficiente de seus arredores imediatos para enaltecer seu caráter semi-público. É um edifício que tem uma relação de dar e receber com o domínio público.