Os escritórios KCAP e Felixx venceram o concurso internacional para a recuperação da costa de Dapeng, em Shenzhen, gravemente danificada pelo tufão Mangkhut em setembro de 2018. A proposta vencedora desenvolve uma “estratégia de diques triplos”: um sistema de barragem para garantir resiliência contra futuros desastres.
Situada em uma península verde na baía entre Hong Kong e Shenzhen, a infraestrutura costeira sofreu tremendamente com o desastre. Uma competição internacional foi lançada para “desenvolver um plano para restaurar a costa e elevar os padrões de proteção contra a ocorrência mais frequente de eventos climáticos extremos”. Com conclusão prevista para 2021, a proposta de KCAP + Felixx é dividida em 6 projetos estratégicos ao longo dos 32 quilômetros de costa, buscando criar uma estrutura resiliente para o crescimento social e econômico da região.
O projeto imaginado pela KCAP + Felixx implementa a “estratégia de diques triplos”, uma estrutura fortificada multifacetada que permite “uma abordagem integrada para a reorganização adaptativa ao clima da costa”. O sistema “se afasta da ideia de um muro de proteção genérico ao longo da costa, propondo, por outro lado, a criação de três zonas de desenvolvimento”.
Com efeito, cada área tem um propósito diferente e responde a necessidades futuras específicas. A primeira trabalha na diminuição das ondas, na redução da erosão e na melhoria do processo de sedimentação. Por outro lado, o segundo dique possui um programa com uma parede multifuncional que inclui um parque, uma orla elevada com passeios urbanos e um edifício público. O aterro serve de barreira para a tempestade e a água das ondas.
Além disso, o sistema implementado protege os assentamentos ao longo da costa, "aprimora as qualidades existentes e desbloqueia potenciais de crescimento". Os projetistas buscaram estabelecer uma boa relação com a água, visando reduzir o impacto da infraestrutura na ilha.
Título do projeto: Plano diretor para uma paisagem resiliente
Equipe: KCAP + Felixx
Localização: Shenzhen, China
Ano: 2019 – em andamento
Área: 130 km de costa
Status: projeto preliminar e detalhamento das 6 etapas em andamento
Cliente: Departamento de recursos hídricos do município de Shenzhen
Empreiteira: China Resource Group
Paisagismo: Hope Landscape & Architecture
Engenharia: China Water Transport Planning & Design Institute
Consultoria de ecologia costeira: Deltares