A Archstorming, uma plataforma que organiza concursos internacionais, divulgou os resultados da competição "Escola de Plástico de Tulum". Os participantes foram desafiados a projetar uma escola feita de plástico reciclado, abordando a atual questão da poluição no México.
O concurso reuniu 230 propostas de mais de 50 países e o desafio consistiu em imaginar uma escola o projeto MOM I’M FINE e Los Amigos de la Esquina, em Tulum, México, usando plástico reciclado como principal material de construção. Com essa problemática, os participantes apresentaram inovações em design e arquitetura, criando projetos inventivos para aumentar a conscientização sobre o problema da poluição. As propostas incluíam a reutilização de garrafas de plástico, caixas de frutas ou palets de plástico.
O primeiro lugar foi concedido a Daniel Garcia e William Smith da Universidade de Harvard, EUA. O segundo prêmio foi dado a David Nee Zhi Kang de Sarawak, Malásia e a terceira posição ficou com uma equipe da Argentina, composta por Iván Elías Barczuk, Matías Raúl Falero, Agustín Flamig e Adrián Eduardo Mendez.
Conheça os premiados, a seguir.
Primeiro lugar - Daniel Garcia e William Smith (EUA)
Definido como a ordem estrutural subjacente do edifício, o palet é elevado a um nível arquitetônico e sua porosidade passa a filtrar a luz no interior da escola. Este elemento banal é empilhado e agrupado para formar duas estruturas de duas águas que definem dois pátios: um pode ser visto como uma extensão da sala de aula e o outro é oferecido à comunidade. [...] À noite, por outro lado, a estrutura se torna um farol para a comunidade.
Segundo lugar - David Nee Zhi Kang (Malásia)
A proposta enfoca o design centrado nas crianças e no bem-estar da comunidade. […] A construção não utilizará nenhum material plástico reciclado processado, mas se concentrará nas soluções simples que utilizam resíduos de plástico comuns, como garrafas, sem a necessidade de máquinas pesadas ou serviços especializados.
Terceiro lugar - Iván Elías Barczuk, Matías Raúl Falero, Agustín Flamig, Adrián Eduardo Mendez (Argentina)
O projeto nasce do reconhecimento da situação existente e analisa, como ponto de partida, os modos de vida da região, buscando, através de sua construção, completar volumetricamente o espaço existente e liberar o térreo, proporcionando a continuidade total do espaço público dentro da intervenção. [...] O projeto leva em conta quatro fatores primordiais: a criação de um módulo básico, a flexibilidade espacial, a flexibilidade de usos e a integração social e cultural da comunidade durante as obras e reciclagem dos materiais.
Menções Honrosas
- Menção Honrosa 1: Rufus Edmondson, Alexandria Anderson, Fabio Hendry -London, Reino Unido
- Menção Honrosa 2: Matan Gal - Tel Aviv, Israel
- Menção Honrosa 3: Alexander Salov, Tatiana Osetskaya, Yulia Seyfetdinova - Moscou, Rússia
- Menção Honrosa 4: Ulf Mejergren - Estocolmo, Suécia
- Menção Honrosa 5: Gerardo Ramírez, Fernando Velasco, Nuria Ramírez - Cidade do México, México
- Menção Honrosa 6: María Eugenia Chinchilla, Nancy Nayeli Moreno - Mérida, México
- Menção Honrosa 7: Huang Xiang, Liu Cong, Yan Hong Bing - Pequim, China
- Menção Honrosa 8: Stefano Barile - Fano, Itália
- Menção Honrosa 9: Ted Porter, Gong Chen, Noelia Linares, Jorg Thoene - Nova Iorque, EUA
- Menção Honrosa 10: Pablo García, Ricardo Arámbula, Macarena Rossetti - Quintana Roo, México