O escritório Perkins and Will projetou um edifício de escritórios resiliente no sudeste de Washington DC, nos Estados Unidos, desenvolvido para sobreviver a desastres naturais. O projeto investiga e explora as relações entre seres humanos e natureza.
Intitulado Revolution: Changing the Office Paradigm, o projeto oferece “soluções de energia em caso de falha na rede elétrica, água limpa se a pressão da rede pública falhar e, em caso de inundação, os interiores do edifício permanecem secos”. A cobertura composta por painéis fotovoltaicos gera eletricidade e oferece sombra para o espaço externo. Por sua vez, o projeto do piso recupera a água da chuva para convertê-la em água potável.
O edifício inclui espaços para eventos na cobertura, comércios no térreo e está localizado muito próximo a terminais de transporte público. Entre os materiais utilizados no projeto estão madeira maciça, vigas e colunas de madeira laminada e concreto em alguns elementos estruturais.
Segundo os arquitetos, “o edifício combina industrialização e educação em um laboratório didático de aprendizado e inovação empresarial”. Uma série de estratégias combinadas permite reduzir o consumo de energia e maximizar a eficiência no local de trabalho.
Revolution: Changing the Office Paradigm
Escritório: Perkins and Will
Arquitetos: Ken Wilson, Carl Knutson, Armando Nazario, Rod Letonja, Keegan Wilson, Siyu Tian
Localização: Washington, DC, EUA
Status: Não construído
Área total: 25mil m²