O escritório norueguês Snøhetta desenvolveu o projeto de um masterplan para transformar o centro de Pesquisa e Engenharia da Ford no sudeste do estado de Michigan, EUA. Após um processo que durou 2 anos, o escritório de arquitetura apresentou um projeto que destaca o campus de Dearborn como o "epicentro global da Ford", garantindo um ambiente de trabalho inovador e vibrante para os funcionários.
A firma, que atualmente trabalha em vários projetos internacionais, propôs para a Ford novas configurações para os espaços de trabalho, reunião e pesquisa. Partindo da ideia de que a Ford busca liderar o setor de mobilidade voltada para o futuro, o masterplan está em sintonia com as ambições da empresa, propondo "ambientes de trabalho capacitados, paisagens produtivas, tecnologia inteligente e sistemas de mobilidade versáteis."
Com este novo projeto, os funcionários serão reunidos em um "espaço de pesquisa e produção de última geração”, a fim de aprimorar as oportunidades de comunicação e colaboração. A produtividade e criatividade podem, portanto, aumentar exponencialmente. Com efeito, a estrutura do masterplan surgiu como uma resposta direta às necessidades dos funcionários da Ford e das comunidades vizinhas, visando sempre a humanização dos espaços de trabalho.
Por outro lado, o projeto pretendia dar respostas às principais problemáticas em torno da natureza da paisagem produtiva, buscando criar ambientes que melhoram a interação, o bem-estar, a criatividade, a inovação e, finalmente, a atratividade e a eficiência desses espaços.
Além disso, "embora complexa e multifacetada, a abordagem do masterplan opera em geral através de três ações principais: consolidar as populações da Ford, integrar equipes de habilidades para otimizar adjacências críticas, e criar oportunidades de interação e compartilhamento".
- Cliente e proprietário: Ford Motor Company
- Autoria: Snøhetta
- Engenharia: Arup
- Tecnologia da informação e comunicação: The Sextant Group
- Consultoria ecológica: Applied Ecological Services
- Serviços de pré-construção: Barton Malow
- Orçamento: Directional Logic
- Programação: Gensler
- Consultoria cultural: Steelcase