A história de Abu Dhabi está profundamente vinculada ao seu recente e vertiginoso crescimento. Como capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi transformou-se radicalmente ao longo das últimas décadas. Idealizada pelo xeique Zayed e projetada pelo arquiteto japonês Katsuhiko Takahashi em 1967, Abu Dhabi passou de uma pequena cidade de pouco mais de vinte mil habitantes para tornar-se um epicentro cultural e econômico do país, e conta hoje com mais de um milhão de habitantes. Acompanhando este frenético processo de desenvolvimento urbano, a arquitetura de Abu Dhabi se transformou do dia para a noite, refletindo as principais tendências arquitetônicas das últimas décadas.
Como o maior dos sete emirados que compõe os Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi abriga ambas sedes do governo local e federal. Localizado na porção sudeste da Península Arábica, o conjunto de ilhas que compõe a cidade de Abu Dhabi se conecta ao continente através de três pontes: a Maqta, a Mussafah e a ponte Sheikh Zayed, projetada por Zaha Hadid. Ainda que a maior parte da cidade de Abu Dhabi esteja localizada na própria ilha, a região continental está crescendo rapidamente. Seja na ilha ou em terra firme, novos bairros e arranha-céus estão surgindo quase que simultaneamente, transformando a paisagem urbana de Abu Dhabi. Como uma tentativa de acompanhar este frenético processo de desenvolvimento e transformação, compilamos uma lista com alguns dos mais importantes projetos de arquitetura contemporânea construídos em Abu Dhabi ao longo dos últimos anos.
MVRDV inicia a construção de conjunto de uso misto em Abu Dhabi
Pixel, o mais recente projeto da empresa holandesa MVRDV, está em construção e deve ser concluído até o final de 2021. O empreendimento de uso misto com base comunitária é o primeiro projeto no Makers District de Abu Dhabi, uma nova e inovadora área cosmopolita na Ilha Reem. O projeto de 85.000 metros quadrados gera apartamentos, lojas, escritórios e outros equipamentos em torno de uma praça pública dinâmica. O conceito principal incentiva uma nova abordagem para os Emirados, promovendo a vida comum ao ar livre, divergindo das ideias genéricas de prédios únicos e desconectados, uma tipologia dominante no horizonte da região.
Mesquita projetada por X-Architects pretende ser o "coração da comunidade" em Abu Dhabi
O escritório X-Architects, de Dubai, se inspirou na herança cultural e arquitetônica do Islã em seu novo projeto - a Mesquita Revelação - um edifício de 2.500 metros quadrados que pretende se tornar um novo "coração do bairro" em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.Ao criar um vazio urbano generoso em meio a um contexto de alto gabarito e densidade, a proposta oferece uma fuga imersiva da vida cotidiana, onde o público - independentemente da religião - pode se reunir, se comunicar e interagir uns com os outros. O desenho da grande cúpula assimétrica tem três funções principais. Em sua forma, ele faz referência às tipologias tradicionais da Mesquita e simboliza o Jabal Al Noor, uma montanha espiritual onde se diz que o Alcorão foi revelado. Seu plano simples maximiza o espaço público no nível da rua, com o objetivo de atrair visitantes e apontar na direção de Qibla para a oração, enquanto a fachada espiral escalonada inunda os interiores com um brilho suave de luz difusa.
Louvre Abu Dhabi por Ateliers Jean Nouvel
O arquiteto vencedor do prêmio Pritzker, Jean Nouvel, inspirou-se na tradição e na cultura arquitetônica árabe para desenhar o conceito do Louvre de Abu Dhabi. Abordando um foco contextual do terreno, Nouvel desenha o projeto como uma "cidade-museu" no mar. Sua contrastante série de edifícios brancos inspira-se na medina e nos assentamentos árabes baixos. Um total de 55 edifícios individuais, incluindo 23 galerias, conformam esta cidade-museu. As fachadas dos edifícios são construídas com 3.900 painéis de fibrocimento (UHPC) de alto rendimento.
Wahat al Karama por bureau^proberts + Urban Art Projects
A direção conceitual do projeto foi concebida pelo artista Idris Khan para criar “um parque para reflexão tanto da perda e da lembrança, um local espiritual que transmite unidade e apoio - um monumento que tem ressonância positiva e esperançosa enquanto inspira curiosidade em relação à escultura e como a arte contemporânea pode influenciar emoções.” No coração do Parque Wahat Al Karama está conjunto que serve de momento poético apesar de sua grande monumentalidade. A estrutura complexa é composta de 31 placas de alumínio verticais, a maior delas com 23 metros de altura. Estas placas parecem apoiar-se gentilmente uma na outra, simbolizando a força unida dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos (EAU).
A primeira linha comercial do Hyperloop entrará em operação em Abu Dhabi até 2020
A HyperloopTT (Hyperloop Transportation Technologies) divulgou os primeiros detalhes de seu projeto para o novo sistema comercial de transporte Hyperloop do mundo em Abu Dhabi. Localizado nos limites ente Abu Dhabi e Dubai, próximo do Aeroporto Internacional Al Maktoum e do local onde será realizada a Expo 2020, o HyperloopTT começará a operar em um trecho de dez quilômetros, o qual deverá potencializar o desenvolvimento futuro daquela que será a primeira rede comercial de Hyperloop nos Emirados Árabes Unidos e no mundo.
Por dentro da Cidade de Masdar
A Cidade de Masdar existe como um projeto de desenvolvimento urbano executado pela companhia de energia renovável Masdar, que direcionou 15 bilhões de dólares para torná-la a cidade mais sustentável do planeta. Ao contrário de Abu Dhabi, uma cidade que segue os modelos e princípios antiquados de construção ocidental, a Cidade de Masdar apresenta grande potencial a oferecer ao mundo do urbanismo verde - algo que o mundo realmente necessita.