O mais recente trabalho de Christophe Benichou é o curta-metragem de animação arquitetônica Windbracing, que homenageia um livro de ficção científica francês de Alain Damasio, intitulado "La Horde du Contrevent". O filme oferece "um mergulho sensorial" em um universo inspirado no romance e desafia alguns preconceitos dos espectadores.
O arquiteto criou e realizou o tributo com a ajuda de uma equipe encarregada dos efeitos, música e animação 3D. A história do livro retrata “em um mundo varrido pelo vento, uma tropa treinada que tenta fazer com que cada geração caminhe rio acima até a fonte dessa respiração permanente, esperando encontrar um significado.
Esse épico filosófico é um elogio à conexão e um excelente pensamento sobre a relação com a restrição e a superação de si mesmo.” Com efeito, o filme de arquitetura honra esses valores; é um convite para questionar as primeiras impressões do espectador.
Windbracing encena uma aldeia ao vento, uma espécie de petrificação da Horda, cuja rigidez ou movimento parece incerto. -- Christophe Benichou
- Texto: Zoé Guillot
- Efeitos: Antony Pastor
- Música: Thomas Martin
- Animação 3D: Thibaut Miossec
- Conceito e realização: Christophe Benichou
.
.