O escritório britânico Foster + Partners divulgou imagens de sua proposta para a nova vinícola Le Dôme em Saint-Émilion, a segunda vinícola da empresa na região de Bordeaux, França. Localizado em uma paisagem cultural inscrita na lista de patrimônio mundial da UNESCO, o projeto tira proveito da topografia, integrando-se a ela.
A proposta oferece uma instalação de última geração para a marca relativamente jovem. Um edifício de planta circular, integrado à paisagem, recebe os visitantes após caminharem por uma via arborizada. Um sistema de duas rampas conduz as pessoas através dos diferentes estágios da produção de vinho.
As vistas e a paisagem sempre foram os principais protagonistas do projeto. O processo de produção do vinho é levado ao coração do edifício e o nível superior oferece uma área flexível para as pessoas se reunirem e saborearem o maravilhoso terroir. A conexão visual direta entre o interior e o exterior, a degustação e a produção de vinhos, criam um espaço único para o Le Dôme. - Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners.
A cobertura, uma estrutura de madeira com 40 metros de diâmetro, garante um espaço altamente eficiente para a produção de vinho e cria uma grande área aberta. A luz do dia penetra através de uma claraboia central, uma abertura de 6 metros de largura no teto de terracota. O projeto está parcialmente enterrado no solo, a fim de minimizar seu impacto na paisagem. O nível superior abriga uma galeria circular com um espaço de degustação, um bar de vinhos e uma área de entretenimento. Também permite observar os espaços de produção e armazenamento de vinho através do átrio central.
Este é um novo capítulo emocionante para nós. Temos alguns projetos ambiciosos para os próximos anos e não poderíamos estar mais felizes por ter a Foster + Partners liderando o processo de projeto da vinícola em Le Dôme. Toda a equipe vê isso como uma grande recompensa por seus esforços ao longo dos anos. - Jonathan Maltus, proprietário do Château Teyssier.