A Open House Madrid apresentou recentemente os vencedores dos “Premios Ciudad 2019”, um galardão criado com o intuito de reconhecer e celebrar as propostas mais inovadoras e socialmente comprometidas, as quais estão ajudando a construir o futuro melhor para as nossas cidades. Segundo os idealizadores do evento, “o prêmio foi concebido para homenagear projetos e iniciativas que contribuem com a qualidade de vida das pessoas através de projetos inovadores, fomentando a cultura da arquitetura e da inovação na Espanha.”
Nesta primeira edição dos Premios Ciudad 2019, o juri estava composto por Gregory Wessener, Executive Director de Open House New York; Lluís Comerón, Presidente do Conselho Superior do Colégio de Arquitetos da Espanha; Stefano Sannino, Embaixador da Itália na Espanha e Andorra; Consuelo Villanueva, Diretora de Instituciones y Grandes Cuentas en Sociedad de Tasación; Fernando Encinar, co-fundador e Diretor de Comunicação da Idealista; e Manuel Blanco Lage, diretor da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, da Universidade Politécnica de Madri - UPM, junto com as co-diretoras do festival Open House Madrid, Pati Núñez e Paloma Gómez Marín.
Os vencedores desta primeira edição dos Premios Ciudad 2019 são:
Melhor projeto urbano: Strelka Institute for Media, Architecture and Design
Moscow, Rússia
O Strelka Institute for Media, Architecture and Design foi fundado em 2009 para promover intercâmbios e trocas culturais entre as cidades russas. O instituto acredita que projetos urbanos devem ser abordados a partir de diferentes perspectivas e disciplinas, como seu próprio nome indica. O Strelka Institute promove mudanças positivas capazes de gerar novas ideias e valores que possam contribuir com este novo modelo de cidade. Um modelo de projeto urbano integrado, que incorpora campos como a antropologia urbana, a economia, os meios de comunicação e o desenho urbano.
Solução mais inovadora: Jeffrey Montes
Nova Iorque, Estados Unidos
Jeffrey Montes é arquiteto espacial e chefe de tecnologias espaciais e co-fundador da Al Space Factory. Para os organizadores do prêmio, uma solução inovadora é aquela que aplica o conhecimento prévio para criar algo que impulsione o progresso. Sem dúvida, a possibilidade de habitar outros planetas é algo que gera expectativa em todos nós. Jeffrey Montes foi o vencedor do concurso organizado pela NASA, apresentando “Marshall” - um projeto de residência projetada para ser construída em Marte e desenvolvido ao longo de dois anos. Seu escritório desenvolveu uma série de tecnologias para viabilizar a construção de casas no planeta vermelho, tecnologias que tem o potencial de transformar também a maneira como construímos nossas casas aqui no planeta Terra.
Melhor projeto de mobilidade: Joseba Lasa + Iñaki Iglesias (Tecnalia)
Espanha
Não é nenhuma surpresa que a mobilidade seja um dos maiores desafios que enfrentamos no urbanismo contemporâneo. Mas as maneiras encontradas para responder a este desafio, isso sim, é algo digno de nota. Joseba Lasa e Iñaki Iglesias, responsáveis pelo estúdio TECNALIA, souberam como ninguém encontrar uma saída para este problema, criando o primeiro aerotaxi público do mundo.
Este protótipo é um marco para a mobilidade aérea urbana, cuja legislação está avançando paralelamente ao aparecimento de iniciativas deste tipo, assim como de novas tecnologias que possam contribuir para a inevitável transformação das nossas cidades.
Comprometimento social: Paisaje Transversal
Espanha
Melhorar a qualidade de vida das pessoas é o principal objetivo dos projetos desenvolvidos no escritório espanhol Paisaje Transversal. Ainda assim, os arquitetos acreditam que é preciso ser conscientes para alcancar este objetivo, desenvolvendo projetos viáveis, econômicos e sustentáveis.
Para isso, os arquitetos do Paisaje Transversal desenvolveram um modelo próprio de metodologia projetual chamado DCP - Difusão, Cidadania e Participação - uma estrutura que organiza os processos através de três elementos que consideram e incluem os cidadãos em todos os processos de tomadas de decisões.
Melhor uso das redes sociais: Miquel del Pozo
Espanha
De tweet a tweet é possível alcançar um número quase infinito de pessoas, contribuindo significativamente para a difusão de uma proposta. É isso que nos mostra a curiosa iniciativa #MA140 (M)irar al (A)rte en Twitter(140) de Miquel del Pozo. Com somente 140 caracteres, del Pozo nos convida a descobrir os grandes clássicos do mundo das artes. Seus posts e tweets tiveram uma repercussão gigantesca alcançando milhoes e milhões de seguidores. Através de sua originalidade e leveza, Miquel del Pozo levou o prêmio pelo uso inteligente das redes sociais, aproximando o grande público do mundo das artes.
Miquel nos mostra com sua conta de Twitter que a criatividade é fundamental no uso das redes sociais, contribuindo também para criar um mundo imaginário, um espaço coletivo que cultiva a sensibilidade, produzindo conhecimento e finalmente, proporcionando que as pessoas possam ver o mundo a partir de uma nova perspectiva.
Os Premios Ciudad 2019 foram entregues durante a celebração do Congreso Open House Madrid que está edição levava o título “Designing the New City".