Uma nova experiência da Google Arts & Culture leva os visitantes ao Palácio de Versalhes através da tecnologia da realidade virtual. Agora, turistas do mundo todo poderão fazer um passeio pelos Royal Grand Apartments, pela Capela e pela Ópera, sem sair de casa. Por meio de fotogrametria, um universo tridimensional foi reconstruído a partir de imagens bidimensionais das 24 salas do palácio.
A nova experiência oferecida pela Google atende às expectativas da administração de Versailles de compartilhar a rica herança do palácio e seus jardins com uma audiência cada vez mais globalizada. Catherine Pégard, presidente do Palácio de Versailles, afirma que, embora "nada substitua a emoção de realmente entrar no palácio, esperamos que essa imersão visual possa inspirar os turistas a fazer exatamente isso."
Uma das primeiras coisas que vi quando cheguei ao Palácio de Versailles em 2011 foi um canteiro de obras. Em parceria com a Google, estávamos construindo a Galeria de História, uma exposição que reuniu nossas coleções de arte e reconstruções digitais do palácio em 3D. A Galeria de História deu às pessoas uma melhor compreensão de Versailles e, oito anos depois, a parceria entre o Palácio de Versailles e a Google Arts & Culture continua a dar a todos acesso a esse tesouro cultural por meio da tecnologia. Hoje, estamos lançando uma nova exposição on-line para todos que não conseguem chegar a Paris ou que desejam explorar esse lugar majestoso de uma nova maneira, intitulada Versailles: o Palácio é Seu. - Catherine Pégard, Presidente do Palácio de Versailles
A experiência imersiva oferece 18 modelos 3D nunca antes vistos de salas e objetos icônicos. Também oferece a possibilidade de explorar o Salão dos Espelhos, com 73 metros de comprimento, a cama do rei e o armário de jóias de Maria Antonieta. Com 18 novas exposições on-line e 340 obras de arte, o projeto virtual é um convite a visitar fisicamente o palácio.