-
Arquitetos: GRAUX & BAEYENS Architecten; GRAUX & BAEYENS Architecten
- Área: 320 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Filip Dujardin
-
Fabricantes: -, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um vale no cruzamento de várias pequenas ruas sinuosas. A área é caracterizada por casas geminadas no lado leste, no lado sul faz fronteira com a planície aluvial de Scheldt e a oeste está voltada para o vasto pomar. Esta fazenda, incluída no inventário do patrimônio arquitetônico, permaneceu na mesma família por três gerações antes de ser esvaziada. Ela consiste em um aglomerado de três volumes (habitação, estábulos e casa do pão) com uma praça central com vista para as fachadas das casas geminadas.
Esses volumes de tijolos com telhado de duas águas são muito específicos da região usados como material, forma e tipologia, mas variam em tamanho e layout de uma maneira muito fascinante. A variedade extremamente interessante de atmosferas, design urbano, vistas e topologia são o ponto de partida para esta tarefa.
O desenho é baseado neste conjunto, fornecendo dois volumes adicionais com telhado de duas águas. Limitamos ao mínimo as intervenções nos volumes existentes, oferecendo algumas aberturas onde elas são estritamente necessárias para fins de circulação.
Duas alas simétricas são adicionadas no lado oeste do volume principal. As duas alas da nova construção são retorcidas em relação à casa existente e, dessa forma, criam um pátio com um caráter fechado. Pelo fato de não tocar nos dois volumes, uma passagem para o jardim é criada de maneira simples e os volumes permanecem visualmente separados um do outro, o que reforça o princípio do agrupamento.