A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura inaugura hoje, dia 18 de outubro, a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, que ficará em exibição até 6 de setembro de 2020. Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição oferece uma singular leitura monográfica da obra de Eduardo Souto de Moura, prêmio Pritzker 2011 e dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A mostra e seu respectivo catálogo têm um propósito eminentemente documental, como a abertura do arquivo ao público, tornando-o disponível às mais diversas análises, interpretações, especulações. Trata-se da primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na instituição, composto por 604 maquetes, cerca de 8.500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos. O material da exposição é todo original e, em grande parte, exposto, ou publicado, pela primeira vez. Desenhos, maquetes, anotações pessoais, material fotográfico e outros documentos são apresentados rigorosamente conforme constam no arquivo, sem manipulação ou qualquer omissão.
“Propõe-se uma viagem ordenada de forma cronológica, sem prejuízo de se permitirem desvios a esta ordem, por forma a tornar claras familiaridades entre projectos de diferentes épocas. Uma selecção de projectos é, por natureza, sempre parcial e incompleta. Neste caso, procurámos destacar um conjunto de elementos de trabalhos que entendemos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspectos.” (Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, curadores da exposição)
Expondo 40 projetos, a mostra ocupará os dois espaços expositivos da Casa: a nave com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. No espaço maior, 36 projetos que incluem obras concluídas, propostas de concursos e projetos não construídos. Na Galeria da Casa, são expostos 6 projetos em curso, num ambiente que reproduz a atmosfera mais pessoal do gabinete do arquiteto.
Além disso, um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude.