-
Arquitetos: BHOOM Creative Design unit, DDM Architectuur
- Área: 4150 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Lenzer
-
Fabricantes: AutoDesk, Dassault Systèmes, Delta Light, Desso, Google, ILUNO, Interalu, Joris Ide, Schüco, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente é uma empresa industrial de sistemas de HVAC e tubulações que vem experimentando um crescimento acelerado nos últimos anos. O conjunto existente de edifícios comerciais no centro de Roeselare não era mais suficiente e eles precisavam se mudar para um novo local para permitir um crescimento ainda maior e criar um ambiente eficiente e amigável para os funcionários. Todos os dias, cerca de 120 pessoas trabalham na Goddeeris para a instalação de HVAC e tubulações. Cerca de 20 deles permanecem na sede,enquanto os outros circulam entre a nova sede e os diferentes canteiros de obras.O programa de construção compreende 850 m² de espaço para escritórios para engenheiros, gerentes e líderes de projetos, além de espaços sociais para toda a equipe, uma área de galpão de 1500 m² para entrega e armazenamento de equipamentos e estacionamento coberto de quase 1800 m² para veículos comerciais, grandes e pequenos.
Com base no briefing das atividades cotidianas da nova sede, foram desenvolvidos organogramas espaciais e estratégias de circulação veicular. Devido à natureza da atividade, foi dada prioridade ao tráfego no terreno. Todas as manhãs, as vans saem do local e retornam à noite para carregar e descarregar equipamentos na preparação para o próximo dia útil. Durante o dia, há caminhões de suprimentos entregando materiais a serem processados. O fluxo ideal de tráfego exigia grandes espaços de giro que limitariam muito as dimensões máximas de um edifício ortogonal. A fim de maximizar a área construída, acomodando vias e curvas necessárias, foi desenvolvida uma estratégia de planejamento fluida.
A ambição de ampliar espacialmente essa fluidez com coberturas onduladas teria tido um impacto adverso no orçamento. Em vez disso, a planta foi extrudada verticalmente e os volumes orgânicos foram cortados para melhorar a fluidez. O escritório e o galpão estão localizados na parte posterior do lote, enquanto o estacionamento ocupa a frente. Isso permite que o espaço de trabalho usufrua a vista dos campos abertos ao norte enquanto monitora os veículos que entram e saem da propriedade. O carregamento e o descarregamento ocorrem sob os beirais que formam uma conexão entre o "edifício posterior" e o "edifício frontal", enquanto limitam o sol nos espaços comerciais generosamente envidraçados. O edifício também precisava acomodar formas organizacionais adaptáveis. Por exemplo, era ideal que as equipes pudessem montar seus espaços e agruparem-se de acordo com a necessidade. Isso levou a uma planta livre com mesas de trabalho flexíveis.
O espaço de reunião entre os espaços de trabalho e os escritórios forma o coração da empresa. É o local em que a 'teoria encontra a prática' antes de partir para os canteiros de obra e após o retorno à sede. Um nível básico de iluminação ambiente de 200lux é complementado com a iluminação individual incorporada ao mobiliário de escritório flexível desenvolvido especialmente para este projeto. A estrutura acima da mesa cria um casulo individual no espaço aberto. A forma curva da mesa torna possível o agrupamento sem impor nenhuma direção. Ao focar fortemente na acústica através do revestimento macio do piso e dos forros e mobiliários absorvedores, foi alcançado um local de trabalho silencioso que permite que os funcionários trabalhem individualmente ou em equipe sem perturbar ou serem perturbados.