No último dia 18 de outubro, no marco da XVII edição da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e encerando o ciclo de conferências, debates e exposições celebradas na Usina da Arte de Buenos Aires, foram anunciados os vencedores dos prêmios “Evolución Ladrillo”, CICA (Comitê internacional de Críticos de Arquitetura), os prêmios da Bienal BA por categoria e o Grande Prêmio Bienal, homenageando um total de 28 escritórios de arquitetura, instituições e organizações por suas contribuições no campo e disciplina da arquitetura.
Os prêmios Bienal BA procuram reconhecer as mais distintas obras e projetos de arquitetura realizados entre os anos 2015 e 2019, construídos tanto na Argentina quanto em outros lugares do mundo, seja por arquitetos locais ou estrangeiros. A seleção dos trabalhos participantes foi realizada por um comitê especial integrado por Carlos Sallaberry, Roberto Converti, Miguel Jurado, Juan Carlos Fervenza, Carlos Dibar, Matías Glusberg, Barbara Berson, Gustavo Diéguez, Claudia Faena, Valeria Matayoshi, Guillermina Muñiz, Ana Rascovsky e Max Zolkwer. A escolha dos vencedores, por outro lado, foi realizada pelo comitê de premiação da bienal, integrado por membros do comitê local e internacional. Todos os projetos premiados, adquirem o direito a participar da terceira edição do Prêmio ON Oscar Niemeyer, instituído pela Red BAAL (Red Latinoamericana de Bienais de Arquitetura).
A cerimônia de premiação da terceira edição do Premio ON será realizada no próximo mês de Julho na cidade do Rio de Janeiro, no contexto do Congresso Mundial de Arquitetos organizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) em colaboração com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e representa importante passo em direção ao fomento da arquitetura Latino Americana no cenário internacional.
Prêmios “Evolución Ladrillo”
Patrocinado pela Câmara Industrial de Cerâmica Vermelha Argentina (CICER), o Prêmio “Evolución Ladrillo” procura homenagear escritórios e profissionais da arquitetura por projetos desenvolvidos majoritariamente em bloco cerâmico. Avaliando questões estéticas e destacando inovações e explorações em quanto as qualidades expressivas do material.
Primeiro Prêmio: Capilla san Bendetto em Mar del Plata, Estudio Mariani, Perez Maraviglia, Cañadas.
Menção honrosa: Casa de Ladrillos em Rosário, Província de Santa Fé. Estudio del Arquitecto Diego Arraigada.
Menção honrosa: Hospital Municipal Villa el Libertador Príncipe de Asturias / Santiago Viale + Ian Dutari + Alejandro Paz
Distinções CICA (Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura)
Prêmio CICA de Urbanismo: Estudio MMX pela obra Jardines Centrales de Jojutla.
Prêmio CICA de Arquitetura: Estudio MPM (Mariani, Perez Maraviglia) pela obra Paseo Aldrey.
Prêmio CICA Jovens Arquitetos Argentinos: Estudio ENNE pela obra YVYRA.
Prêmio CICA Jovens Arquitetos Internacionais: Estudio Tham & Videgård.
Prêmios Bienal internacional de Arquitetura de Buenos Aires por Categoria
Prêmio Novas Propostas Acadêmicas: O Prêmio novas Propostas Acadêmicas procura homenagear o esforço de instituições acadêmicas e professores universitários comprometidos em desenvolver novas maneiras de ensinar arquitetura que, como resultado, incentivam os futuros arquitetos a desenvolver novas soluções para os desafios sociais do presente e do futuro.
- Departamento de Arquitetura da Universidade Alvar Aalto pelo Wood Program.
- Catedra Solsona Ledesma - FADU – UBA
- PAAF - Programa Acadêmico de Assistencia Federal - Universidade de Morón
Prêmio BIENAL BA Nova Visão para o Futuro das Cidades: Proposta Acadêmica - Fundação UADE
Prêmio BIENAL BA Explorações Projetuais: Observatório do campo e das estrelas / sauermartins
Distinção “Explorações sociais”: Exposição "De pensar la unidad a construir la Ciudad" - Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID
Distinção de “Liderança na Gestão da Arte e da Arquitetura”: Alejandro Leveratto + Néstor Otero
Prêmio BIENAL BA Arquitetura Internacional: Porto Ciudad Invitada
Prêmio BIENAL BA Melhor Exposição: "Nórdica" com Produção do Arquiteto Sergio Daniszewski .
Prêmio BIENAL BA Jovem Geração Argentina: Estudio Galera, Arquiteto Ariel Galera.
Prêmio BIENAL BA Jovem Geração Argentina no Exterior: Arquiteto Eric Goldemberg.
Prêmio BIENAL BA Jovem Geração Latino Americana: MAPA, Arquitetos Mauricio López Franco e Andrés Gobba.
Prêmio Convocatória Nacional e Internacional - Habitação Unifamiliar: Casa Leyda - San Antonio, Chile. Arquitetos Ignacio Rojas Hirigoyen e Alfredo Gonzalez Briceño
Prêmio Convocatória Internacional - Habitação Multifamiliar: Casa Córdoba 223 - México, Arquiteto José Alfonso Quiñones Ríos.
Prêmio Convocatória Nacional - Habitação Multifamiliar: Edifício Bonpland 2169, Estúdio Adamo/Faiden.
Prêmio Convocatória Nacional e Internacional - Edifício Público ou Comercial: Edifício 8111, Arquiteto Daniel Bonilla.
Premio Relação da Paisagem na Arquitetura: RDR Arquitectos, Plaza Houssay - Matías Nola, Ignacio Dahl Rocha, Bruno Emmer, Facundo Morando.
Prêmio BIENAL BA Arquitetura Argentina no Exterior: Del Puerto - Sardin Arquitectos, Complexo Multifuncional Khuushin / Mongólia.
Prêmio BIENAL BA Arquitetura Argentina: Estudio Hampton + Rivoira + Arquitectos
Grande Prêmio da Bienal
Grande Prêmio COSENTINO BIENAL BA: Arquiteto Mario Cucinella.
Grande Prêmio BIENAL BA Jorge Glusberg: Arquitecto Mario Corea.