A partir de 5 de novembro, usuários de ônibus de Vargem Grande Paulista passarão a ter isenção do valor da passagem. A cidade é a primeira da região metropolitana de São Paulo a oferecer gratuidade no bilhete de transporte público.
Com pouco mais de 52 mil habitantes, a cidade, localizada na zona oeste da região metropolitana, conta com uma frota de ônibus bastante enxuta, com apenas 7 veículos que percorrem 4 linhas. Segundo informações da Prefeitura, há planos de aumentar a frota para 13 veículos.
A gratuidade no transporte público já é realidade em algumas cidades brasileiras. No interior do estado de São Paulo, Águas de São Pedro e Pedregulho também oferecem passagens municipais gratuitas ao usuários. Em Maricá, no Rio de Janeiro, a gratuidade nas linhas municipais está em vigor desde dezembro de 2013.
O programa Tarifa Zero, em Vargem Grande Paulista, é uma parceria entre o executivo municipal e a iniciativa privada, que contribuirá com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte - bilhete que custa hoje R$ 3,70 aos usuários.
Esta taxa será paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), que tem como receita dotações orçamentárias, multas de trânsito, taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas), e taxa de publicidade nos veículos e pontos de ônibus.
Fonte: G1