A DesignIntelligence acaba de publicar o ranking anual das escolas de arquiteturas dos Estados Unidos em 2020. Assim como no ano passado, a agência decidiu classificar as escolas de arquitetura de todo o país de acordo com um critério um pouco mais subjetivo daquele utilizado em anos anteriores. As “melhores” escolas de arquitetura agora são chamadas de as “mais admiradas”.
Isso porque o questionário utilizado para a avaliação das principais instituições acadêmicas do país procura classificá-las segundo dois quesitos fundamentais, o primeiro relacionada à estrutura da escola, abrangendo questões relativas ao programa, corpo docente e formação dos alunos de maneira geral, enquanto que o segundo, mais pragmático, se refere ao número exato de profissionais contratados pelas empresas de arquitetura do país e às escolas às quais eles pertenceram. De fato, através desses questionários, a DI está classificando as escolas de arquitetura de acordo com a “capacidade de se colocar no mercado e o grau de competência dos novos arquitetos” e é claro, as preferências pessoais por determinados tipos de currículo. Neste questionário, arquitetos e designers respondem a duas perguntas: “quais escolas você mais admira pela combinação de professores, programas, cultura e preparação do aluno para a profissão?” e “de quais escolas você mais contratou alunos (de graduação ou pós-graduação) nos últimos cinco anos?”
O desempenho destes novos profissionais é então avaliado de acordo com a sua competência em doze diferentes especialidades, desde a aptidão com novas tecnologias até comunicação de maneira geral. A seguir, você encontrará a lista das dez escolas de arquitetura mais admiradas dos Estados Unidos em 2020.
As 10 escolas de arquitetura mais admiradas dos Estados Unidos em 2020
1. Cornell University
2. Rhode Island School of Design
3. Rice University
4. Cooper Union
5. Syracuse University
6. Virginia Tech
7. Pratt Institute
8. California Polytechnic State University, San Luis Obispo
9. University of Texas, Austin
10. SCI-Arc (Southern California Institute of Architecture)
Os 10 programas de pós-gradução em arquitetura mais admirados do país
1. Harvard University
2. Columbia University
3. Massachusetts Institute of Technology (MIT)
4. Yale University
5. Cornell University
6. Princeton University
7. Rice University
8. Rhode Island School of Design
9. University of Pennsylvania
10. University of California Berkeley
Os resultados deste ano apresentam uma queda de 5% no número de estudantes de arquitetura que desejam continuar estudando depois da graduação, e daqueles que pretendem abrir seu próprio escritório ao invés de trabalhar para alguém. A maioria dos estudantes entrevistados também destaca o desejo de contribuir com o futuro da profissão, desenvolvendo projetos significativos para a vida das pessoas. De fato, não são apenas alunos de arquitetura que estão buscando cada vez mais um propósito para a vida, e “trabalhar em troca de um salário decente não é mais motivação suficiente.”
A pesquisa relata que “é impressionante como os novos arquitetos são fluentes em todas as linguagens digitais, usos e expressões das novas tecnologia de informação e projeto de arquitetura. Mas o que parece estar faltando cada vez mais é a capacidade de comunicação e interação pessoal. As empresas de arquitetura procuram pessoas capazes e se comunicar e trabalhar em sinergia com uma equipe maior. Arquitetos que saibam defender suas decisões de projeto são fundamentais para o futuro da profissão, mas muitos não possuem essas habilidades básicas.”
Em suas previsões para o futuro da profissão, a DesignIntelligence acredita que “será cada dia mais difícil definir os limites entre projeto de arquitetura e as novas tecnologias de projeto, e que a nossa profissão só tem a ganhar com mais arquitetos recém formados dispostos a abrir seu próprio escritório de arquitetura […] a nova geração de arquitetos está chegando para transformar a industria da construção civil.”
Os responsáveis pela pesquisa também chamam à atenção para o fato de que “as escolas de arquitetura deverão transformar radicalmente a estrutura de seus antigos currículos. Estas instituições se tornarão exponencialmente mais eficazes se forem capazes de incorporar efetivamente no programa da escola, novas tecnologias de projeto, de negócio, de engenharia, de gerenciamento de obra e ciências da construção, além das ciências sociais e outros programas afins.”
Via Architectural Record.