A proposta de Safdie Architects para o concurso Abrahamic Family House, em Abu Dhabi, reune uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja dentro de um parque público, combinando espaços de culto do islamismo, judaísmo e cristianismo, as três principais religiões abraâmicas.
Explorando a ideia de "diversidade na unidade", o projeto cria um espaço de culto para cada uma das três religiões, evocando suas especificidades, histórias, tradições e rituais. A santa composição das variações da esfera retrata um todo integrado e unificado. Com efeito, o escritório Safdie Architects optou por uma forma geométrica simples, já que “a esfera simboliza a unidade e a eqüidade diante de Deus. Suas variantes, a cúpula e o círculo, são símbolos recorrentes nos edifícios sagrados de todas as religiões abraâmicas.”
O projeto traz vitalidade para o deserto através de um oásis com três salões flutuantes, subindo “em direção aos céus, brilhando na luz”. Com uma estrutura de treliça de aço, parcialmente translúcida, em lugares transparentes, para trazer uma luz suave para o interior e brilha como lanternas à noite, os espaços de oração têm acesso a partir de uma praça comum. A mesquita está alinhada ao eixo de Meca, a sinagoga se alinha com Jerusalém; a igreja, com uma tradição de orientação mais flexível, se volta para o norte.
Localizado sob a praça, o Centro de Visitantes "é cercado de vidro e água por todos os lados, com vistas para os espaços de culto". A proposta vencedora do concurso é de autoria de David Adjaye.
- Equipe: Mott MacDonald, Lead Consultant - BuroHappold Engineering, Structural Engineer - Pascal + Watson, Executive Architect - PWP Landscape Architecture, Landscape Design
- Clientes: The Higher Committee for Human Fraternity
- Área: 6.489 m²