Geometry of Light é uma intervenção multimídia concebida pela Luftwerk em colaboração com Iker Gil, exibida na Casa Farnsworth em outubro deste ano, durante a terceira edição da Bienal de Arquitetura de Chicago.
Apresentada como parte do programa contínuo de intervenções artísticas da Fundação Mies van der Rohe, a instalação foi concebida pelo Luftwerk, dos artistas Petra Bachmaier e Sean Gallero, contando ainda com a participação de Iker Gil, arquiteto e diretor do MAS Studio, curador do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018, e Oriol Tarragó, designer de som de Barcelona.
A instalação na Casa Farnsworth explora as condições visíveis e invisíveis que moldam a estreitam relações entre este marco histórico e as árvores e o rio Fox […] Estamos animados para continuar a explorar o trabalho de Mies van der Rohe, iniciado no Pavilhão Alemão em Barcelona e estabelecer um diálogo conceitual entre essas duas estruturas exemplares do movimento moderno. -- Petra Bachmaier, Sean Gallero do Luftwerk e Iker Gil do MAS Studio.
Geometry of Light, uma instalação de luz e som, apresenta uma nova interpretação da Casa Farnsworth e seu contexto. Desenvolvida em resposta direta ao local, a instalação revela “a história esquecida do local e os remanescentes da paisagem anterior, revelando as geometrias subjacentes que relacionam a casa ao seu lugar específico."
Realizada em colaboração com a Farnsworth House, o National Trust for Historic Preservation e o MAS Context, a intervenção artística estreou em fevereiro de 2019 no Pavilhão Alemão em Barcelona, projetado por Mies van der Rohe e Lilly Reich.