Os planos da Prefeitura de São Paulo de construir um parque em um trecho do Elevado Presidente João Goulart foram temporariamente suspensos. O Parque Minhocão, que ocuparia uma extensão de 900 metros entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche, foi anunciado em maio deste ano e contou com consulta pública realizada a partir do portal Gestão Urbana SP.
O parque ocuparia uma área de 17.500 metros quadrados - o equivalente a quase três campos de futebol - e contaria com jardins, floreiras e deques, dispostos em módulos fixos e pré-fabricados. Com a mudança de planos, o uso do minhocão enquanto equipamento de lazer continua sendo temporário, e a Prefeitura ficará encarregada de levar nos finais de semana bancos e árvores menores, plantadas em vasos, que serão retiradas antes da liberação da via para automóveis, às 6h30 da segunda-feira.
O atraso do projeto foi apontado como principal causa das mudanças de plano, além do calendário eleitoral. Não obstante, apesar de suspender o projeto do parque elevado, o prefeito Bruno Covas anunciará ainda este ano o processo licitatório para a concessão da área de baixo do elevado, com o objetivo de que empresas privadas assumam o espaço, instalando estabelecimentos comerciais ou de lazer.
Prefeitura de São Paulo transformará Minhocão em parque elevado - e isso é bom?
O longo debate sobre o destino do Elevado João Goulart, famoso Minhocão, que corta o centro de São Paulo em direção à Zona Oeste da cidade, finalmente chegou a um fim. O atual prefeito Bruno Covas decidiu transformar a enorme estrutura em um parque elevado, à imagem e semelhança de vários outros no mundo que seguiram o exemplo do High Line em Nova Iorque.
Fonte Veja São Paulo.