Apresentando projetos que antecipam e abordam desafios futuros, o Prêmio WAFX celebra o que há de mais avançado na arquitetura. Nesse contexto, o X-Space, um projeto de regeneração de tecidos urbanos em Dubai, vencedor da categoria Cidades Inteligentes, foi eleito para receber o Grande Prêmio WAFX 2019.
Projetado pelos arquitetos Mouaz Abouzaid e Dima Faraj, o X-space, ou projeto de regeneração urbana para Dubai, reconecta a cidade e as pessoas, transformando a via principal, a Sheikh Zayed Road, outrora uma barreira para o tecido da cidade. Com efeito, o projeto cria espaços públicos e verdes inspirados no movimento das dunas do deserto.
A filosofia por trás do X-Space é desenvolver um tecido urbano focado no compartilhamento, integração e tolerância ao urbanismo na escala humana, um lugar onde as pessoas possam viver, trabalhar e se divertir. O desenho urbano deve conectar espaços com pessoas e práticas culturais no coração da Sheikh Zayed Road, com rica variedade visual, densidade, sistemas de rede conectados e atividades humanas. - Mouaz Abouzaid, arquiteto.
Devolvendo o espaço urbano à comunidade, o projeto visa proporcionar espaços de convívio na escala da cidade, intervindo em um trecho de 1 km da via principal de Dubai. A intervenção "é voltada para pedestres, não para veículos, e foi projetada para todas as culturas se reunirem". Incentivando a diversidade, a integração e a tolerância, o X-Space reduzirá a dependência de carros e promoverá um modo de vida mais sustentável.
Dez abordagens inovadoras foram selecionadas como vencedoras em suas categorias, abrangendo temas que vão de saúde a identidade cultural e redução da emissão de carbono. Os projetos vencedores estarão em exibição no World Architectural Festival em Amsterdã, de 4 a 6 de dezembro de 2019.